Diabetes Gestacional: Os principais ERROS durante a Diabetes na Gestação

Tempo de leitura: 5 minutos

Este artigo quero dedicar a todas as grávidas que estão com diabetes gestacional e que muitas vezes estão fazendo tudo errado do ponto de vista da alimentação.

Vou falar com você sobre os principais erros que eu observo no consultório, da mulher que tem está sendo acompanhada com diabetes gestacional. Eu destaco vou destacar alguns que são os mais freqüentes no meu consultório.

Comer muita fruta achando que fruta é saudável

A fruta é saudável, é fato, não temos que fugir das frutas mas  todos nós não podemos comer em excesso de fruta. A grávida que está com diabetes gestacional não pode comer muita fruta.

Eu recebo muitas pacientes no consultório que vem com diagnóstico de diabetes gestacional e elas chegam e eu falo: “e aí, como está sua alimentação?” “Ah, doutora. Eu não sei por que minha glicemia está aumentando, porque estou muito saudável”. “Conta pra mim que você come”. “Quando acordo como uma banana da terra com canela e com um pouco de mamão por que meu intestino está muito preso. Quando vou medir minha glicemia está muito alta e eu não entendo e aí na hora do almoço, depois do almoço, eu chupo duas laranjas. À tarde eu carrego fruta pro meu primeiro trabalho, eu sou médica, sou empresária, e as empresárias, sou nutricionista e aí é muito corrido e antes de dormir eu como pouco de salada de frutas”.

Algumas frutas têm um índice glicêmico muito alto, alta carga glicêmica muito alta e que pra nós que não estamos com diabetes gestacional não há problema.

Esse consumo também não deve ser exagerado mas não há problema no consumo pessoal porque elas têm fibras. Porém quem tem diabetes seccional não deve brincar com as frutas.

Eu não posso afirmar que toda gravada com diabetes gestacional não possa comer nenhum tipo de fruta de carga glicêmica maior, do tipo uva, manga  mamão, banana, frutas de índice glicêmico muito maior.

Algumas toleram uma quantidade limitada dessas frutas juntos com proteínas e fibras. Algumas não podem comer nenhuma quantidade. Agora o que ninguém pode é comer dessas frutas em vários momentos do dia, principalmente pela manhã porque acordou em jejum e aí você come, a sua insulina vai lá pra cima e principalmente também na hora de dormir porque você acaba fazendo uma hipoglicemia com efeito rebote depois.

Então comer muitas frutas e frutas de alto índice glicêmico é um dos principais erros que eu vejo no consultório. O segundo é tomar suco de frutas. Então algumas mulheres chegam e falam: “estou com diabetes gestacional mas não estou conseguindo tomar muita água porque tenho enjoo. Mas suco eu consigo numa boa”.

Daí elas tomam o suco de uva integral sem adição de açúcar, como se
fosse sem adição de açúcar fosse algum aval positivo para que ela tomasse suco. O suco de uva concentrado, mesmo que ele seja integral, que ele seja feito extremamente de uma forma extremamente natural, é muito concentrado em frutose. Por isso não se adiciona açúcar e se colocar açúcar você nem vai conseguir tomar.

Então esse suco aumenta muito a glicemia e quem está com diabetes
gestacional não pode tomar suco de laranja natural também não deve ser
consumido por quem está com diabetes na gravidez. Por quê? Porque ele também tem um alto índice glicêmico e esse é um erro muito comum.

O terceiro é fazer jejum muito prolongado. Essa questão das horas de
comer é muito individual, cada uma tem uma necessidade. Porém algumas mulheres ficam muitas horas sem comer e acabam fazendo hipoglicemia e quando está com diabetes gestacional não quer fazer e hiperglicemia mas a hipoglicemia também é muito perigosa porque a glicose que vai nutrir o cérebro do seu bebê vem da sua alimentação.

Se você estiver com o nível de glicemia muito baixo, abaixo de 
pelo menos 70, é o ideal entre 60 e 70, eu costumo dizer que é um limitador que a gente tem que observar, mas se estiver abaixo de 60 a glicemia vai estar mais baixo ainda pro seu bebê. Então vai faltar energia para o cérebro
dele. Isso traz complicações.

Então a grávida com diabetes gestacional ela não deve fazer em hiper mas ela também não deve fazer hipo. Então não é vantagem, por exemplo você fala que às 18 horas 17 horas você come muito e depois ficar até nove da manhã sem comer porque a tendência, nem toda fazem, mas a tendência é você fazer uma hipoglicemia.

Outro da mulher com diabetes gestacional que é muito comum é zerar o carboidrato e às vezes com aval do nutricionista. É por isso que eu falo  que quem acompanha a gestante tem que ser especialista em nutrição materno-infantil. Eu tenho uma pós graduação em nutrição materno-infantil na faculdade de saúde em São Paulo. Nós já temos muitas turmas de profissionais sendo capacitados para atender vocês.

Estão confira e xeque a experiência do seu nutricionista em relação a isso porque às vezes o nutricionista orienta mulher cortar todo e qualquer tipo de carboidrato e isso é perigoso por causa da hipoglicemia que eu já falei pra vocês.

Então você precisa ser avaliada de forma individual e você precisa ter os seus carboidratos ajustados de acordo com a sua necessidade. 

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe.

Recomendado Para Você

Conheça o Método Natural Como Dominar o Diabetes em 3 Semanas Ou Menos. Lembrando que antes de começar qualquer método é necessário entrar em contato com seu médico ou especialista.
Curta, comente e compartilhe.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Comentários

Comentários