Diabetes Gestacional: Principais Causas

Tempo de leitura: 5 minutos

Descubra tudo sobre diabetes gestacional e principais sintomas e causas

Vamos conversar hoje sobre o assunto muito importante diabetes gestacional. Esse assunto é muito relevante porque tem aumentado muito a incidência de mulheres que desenvolvem diabetes durante a gestação.

Então o primeiro lugar eu queria orientar vocês sobre o que é diabetes gestacional. Diabetes gestacional é aquela alteração de glicemia que ocorre na gestação essa mulher não tinha alteração de glicemia não era diabética e se tornou diabética após a fecundação.

Ás vezes no início da gestação ela já dá sinais com a alteração, por exemplo, da glicemia do primeiro trimestre de gestação. Então se qualquer mulher gente pode desenvolver diabetes é claro que existem fatores de risco.

Para isso e eu vou contar alguns pra vocês a idade avançada e aí a gente fala acima de 35 anos porque hoje em dia tem sido cada vez mais comum a gente engravidar um pouco mais velho que antigamente.

Então esse fator idade têm contribuído para o fato pra ele é um dos fatores de risco mas existem outros e aí eu quero destacar muito importante que é o engravidar com excesso de adiposidade corporal, um percentual de gordura muito alto.

Então o ideal é que a gente se prepare para engravidar porque junto é fator de idade junto a fatores ambientais como exposição de ruptura endócrinos ao longo da vida que também aumentam a predisposição para o diabetes gestacional existe também essa questão da composição corporal.

Então quando a gente fala no preparo do corpo pra engravidar não quer dizer que toda mãe tem que engravidar sarada. Não é isso. Eu sempre brinco sobre isso nas minhas palavras.

Quer dizer que a gente deve se preparar e se a gente tiver com o percentual de gordura acima do ideal e o nutricionista materno infantil pode acompanhar em relação a isso.

O ideal é que dê uma diminuída nisso para diminuir também esse fator de risco. Existem muitos outros.

Por exemplo, mulheres que têm pessoas diabéticas na família, mãe tia, avó, que desenvolveu o diabetes gestacional, mulheres que as mães tiveram diabetes gestacional na gestação delas também é um fator de risco e uma série de outros fatores de risco o que a gente precisa entender em relação a isso é que o diabetes gestacional é uma coisa séria.

Como incidência tem aumentado muito no Brasil e no mundo. Eu acredito que também por interferência de questões ambientais embora e a gente precisa ressaltar que também existe uma composição genética algumas mulheres não têm fator de risco para diabetes seccional engravidam bem jovens.

As mães não foram diagnosticadas com diabetes gestacional mulheres que são magras eutróficas estão com peso ideal e que às vezes engravidaram desenvolve desde o início alteração de glicemia e se pode acontecer por uma questão mesmo hormonal.

Algumas pessoas têm uma tendência genética isso e aí quando ela grávida que tem toda aquela cascata hormonal própria da gravidez que existe uma alteração é de hormônios muito específicas na gravidez elas acabam desenvolvendo diabetes gestacional desde o início e essas mulheres precisam ser acompanhadas muito de perto por uma nutricionista materno-infantil.

O diabetes gestacional é coisa séria. Antes de ser nutricionista eu fui enfermeira neonatal e fui coordenador de equipes de enfermagem pediátrica. As unidades de terapia intensivas neonatais e pediátricas. Durante dez anos fui professora de enfermagem pediátrica e esse assunto sempre esteve muito presente na minha carreira porque quando eu era enfermeira da uti pediátricas e neonatais e lidava diretamente com bebês que eram internados por conta de complicações de diabetes gestacional.

Então diabetes gestacional é uma coisa muito séria. Primeiro porque ela traz risco de parto prematuro, ela traz riscos de doenças específicas na criança, ela altera a programação do crescimento da criança.

Assim ela aumenta o risco dessa criança desenvolver doenças crônicas não transmissíveis na idade adulta, ela aumenta o risco da mulher ser diabética.

Muitas não ficam diabéticas após um diabetes gestacional mas muitas continuam diabéticas após o diabetes gestacional, ou seja, diabetes gestacional é coisa muito séria precisa ser acompanhada por uma equipe multiprofissional e levada muito a sério.

Se você é mulher está grávida está desenvolvendo o diabetes gestacional saiba que na sua equipe precisa ter uma protagonista especialista em nutrição materno-infantil e que você não pode fechar os olhos prejudicando-se.

Converse com seu obstetra, converse com seu ultra sonografia que são as pessoas que vão diretamente falar sobre isso com você. Não brinque com coisa séria.

Esse assunto é muito importante. Se você conhece uma mulher que pretende engravidar, uma grávida que esteja com diabetes gestacional, compartilha esse artigo com ela porque ela não pode deixar de acompanhar o filho.

Deixe um comentário inscreva-se no canal porque juntos a
gente vai fazer a diferença nessa geração.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Como DOMINAR o Diabetes em 3 Semanas ou Menos Com um Método Raro e Simples, Porém Cientificamente Comprovado e 100% Natural.

Comentários

Comentários