14 Super Alimentos para o Fígado [LIMPAM e PROTEGEM]

Tempo de leitura: 24 minutos

Hoje eu vou falar para você 14 alimentos que são muito bons para o fígado. São bons para quem tem fígado gordo, quem está com gordura no fígado, esteatose hepática, eles ajudam a proteger o fígado, mas também alguns deles têm uma função detox, para ajudar a desintoxicar um pouco o seu fígado e melhorar ele, fazer com que ele funcione melhor.

E também vou te pedir, se você conhece alguém que tem fígado gordo, gordura no fígado, precisa de alguns alimentos para desintoxicar o fígado, para proteger o fígado, compartilha esse artigo, pode ajudar muitas pessoas, enfim, é bem importante a gente ficar com essa corrente positiva e ajudar as pessoas que precisam.

Vamos começar então nossa lista, porque são 14 alimentos. Bom, o nosso fígado tem um papel super importante no nosso organismo.

O fígado é um órgão super nobre, ele regula vários hormônios que são secretados, ele produz a bile, produz o colesterol, produz
até componentes do nosso sistema imunológico, ele é super importante mesmo, e manter um fígado saudável é super importante para a nossa saúde de uma maneira geral.

Então agora eu vou passar para você 14 alimentos que vão, ou protegeu o seu fígado, ou vão ajudar a desintoxicar, vou falar um pouquinho mais sobre eles, mas realmente não tem como não começar pelo café.

CAFÉ

Muitas pessoas não sabem que o café tem esse efeito super protetor para o fígado, o café realmente já foi comprovado em vários
estudos científicos que consumir o café diariamente, pelo menos 2 xícaras de café por dia, começa a ter um efeito protetor no seu fígado, ele faz com que você passe a ter menos probabilidade de desenvolver fibrose ou cirrose, para quem já tem algum problema
no fígado, algum problema de hepatite ou algum problema de esteatose hepática.

Então, se é o seu caso, consumir café diariamente pode te ajudar. Além de diminuir o risco de você desenvolver cirrose, que é aquele problema enorme de você perder a função do seu fígado, o café também já tem estudos que relacionam que ele faz com que você tenha menor chance de desenvolver câncer no fígado.

Isso, principalmente super importante, para quem tem hepatite, principalmente hepatite B ou hepatite C. Então, se você conhece alguém que tem hepatite viral, é bem importante que você fale para a pessoa: “olha, consumir café pode te ajudar bastante.”

As 2 principais formas que o café atua no seu organismo são: 1) aumentando o nível de glutationa, que é um potente antioxidante, que vai prevenir essa questão de inflamação, que o fígado fique mais inflamado, então aumentando a glutationa, isso é bom para o seu fígado, e segundo, ele previne um acúmulo de gordura e colágeno no fígado, que vão fazer com que ele perca função.

Então, para você ter esses efeitos, como eu te falei com 2 xícaras você já tem um certo resultado, mas a partir de 3 aumenta bastante, e sempre lembrando gente, quando eu falo de café, é aquele café preto, passado, puro, sem açúcar, sem adoçante, não é para botar açúcar e adoçante, leite condensado, creme de leite, chantilly, calda de chocolate, isso são outras coisas, não é café, eu
estou falando daquele cafezinho preto, básico, passado, que normalmente a gente toma de manhã.

Então, pelo menos tomar 1 xícara de manhã e 1 xícara à noite, já começa a te dar mais proteção para o seu fígado. Quando eu falo à noite, são naquelas horas que a gente chega do trabalho, vai lanchar, para aguentar, até para o café te dar mais disposição, mais energia, para o restante do dia.

Agora, se você tem sensibilidade, e você sente que tomar o café mais para o fim do dia pode atrapalhar o seu sono, evita então tomar no fim do dia.

Você pode continuar tomando de manhã, quando acorda, e no começo da tarde, se para você o final da tarde for ruim, por questão de atrapalhar o sono, puxa ele para o começo da tarde, para tomar sua segunda dose, para você ter esse efeitos protetores.

Ainda falando do que pode te ajudar a proteger o seu fígado, outra bebida super interessante é o chá verde.

CHÁ VERDE

E mais uma vez também, sem açúcar e sem adoçante, está, isso é super importante a gente falar, sem creme de leite, sem nada do tipo, você faz a sua xicrinha de chá verde, e já tem vários estudos que comprovam que quando você consome o chá verde, ele tem um efeito protetor no seu fígado, ele faz com que você tenha menos estresse oxidativo, que você acumule menos gordura no fígado, até aquelas enzimas do fígado, que normalmente são utilizadas pelos médicos como marcadores da pior função do fígado, quando essas enzimas estão aumentadas, a gente vê que está tendo uma pior função, um pior trabalho do fígado, elas diminuem quando você consome o chá verde, e já tem estudos que falam que para você ter esse efeito protetor, é em torno de 3 a 4 xícaras que você tem que tomar ao longo do dia.

Então é uma dose um pouco aumentada, e o chá verde também pode dar insônia, então mais uma vez lembrando que o ideal seria você tomar de manhã, aí depois do almoço mais 1 xícara, no começo da tarde uma outra xícara, e se você tem insônia, para por aí, porque se você tomar outra no fim da tarde, pode ser que atrapalhe o seu sono então, tenta distribuir mais para o começo do dia, se você sofre de insônia, agora se você não tem normalmente muita correlação entre tomar café ou chá verde à noite, mate, e ter insônia, pode tomar tranquilamente.

Eu, por exemplo, posso tomar 1 copo de café antes de dormir, que eu vou continuar dormindo bem, isso é de pessoa para pessoa mesmo, e tem pessoas que realmente são mais sensíveis, aí vai do seu caso, observa o que funciona melhor para você.

E, algumas dicas com relação ao chá verde: primeiro, se você acha que “ah Patrícia”, que normalmente 1 xícara tem o quê? 150ml, né, que a gente calcula.

Então, se para você for mais prático você falar “ah Patrícia, eu prefiro tomar 2 tomadas de 300ml, 1 copo mesmo dele já frio, gelado, ou temperatura ambiente”, legal, pode fazer, você pode fazer ele de manhã, essa quantidade, né, que vai ser mais ou menos os 600ml do chá, e você tomar 2 vezes por dia, 2 vezes de 300ml para você ter esse efeito protetor.

Agora lembra que outra coisa importante do chá verde, 2 coisas com relação ao preparo do chá verde.

É bem importante que você prepare o seu chá verde em casa, com a erva que você pode comprar, ou a erva mesmo, seca, ou naqueles sacos grandes, fechados, ou a granel, se for de boa procedência, se você conhecer a loja, for uma loja que tem higiene, pode comprar a granel também sem problemas, e aí você faz ele na concentração, normalmente 1 litro de água para 1 colher de sopa do chá, para você ter essa capacidade, esses nutrientes do chá verde.

E evita também, fazer de manhã e tomar no outro dia, faz para tomar naquele dia, e no outro dia de manhã você faz e toma de novo, ou imediatamente na hora de tomar.

Mas, tem gente que faz o chá verde e larga na geladeira 1 semana, e aí obviamente ele vai perder as propriedades benéficas dele, isso é uma coisa super importante.

Algumas pessoas também tentam fazer o uso do chá verde por suplementação, só que com relação à suplementação do chá verde, a gente tem algumas questões a considerar, se essa suplementação é feita com a folha do chá dentro da cápsula, se é feita com um chá que já foi feito e foi seco, o pozinho, tem algumas questões importantes, eu inclusive já tenho alguns vídeos falando do chá verde,tanto dos benefícios do chá verde, quanto especificamente sobre a suplementação, então se você quiser saber mais sobre esse assunto especificamente, você pode dar uma olhadinha nesses vídeos aqui no canal, está bom?

MIRTILO E CRANBERRY

O terceiro alimento, na verdade são 2 alimentos que têm a mesma propriedade mais ou menos, que são o mirtilo e o cranberry, que são aquelas frutinhas vermelhas, pequenininhas.

No Brasil eles não são tão comuns, mas eu achei legal botar, porque às vezes as pessoas conseguem encontrar no hortifruti, conseguem encontrar suco deles, então é uma opção legal também para você consumir, porque já tem muitos estudos que comprovam o efeito prevenir, de proteger o seu fígado quando a gente consumir mirtilo ou cranberry, e na verdade, só precisa consumir 3 a 4 vezes na semana, então de repente botar um pouquinho em cima do iogurte, ou na salada de fruta, já ajuda a dar esse efeito protetor, principalmente porque eles têm muita antocianina, que é um potente antioxidante que ajuda a proteger a célula do fígado, então se você tiver disposição, a disponibilidade, quer dizer, de encontrar essas frutinhas, é bem interessante que você adicione na sua dieta também.

Esses antioxidantes do mirtilo e do cranberry eles ajudam muito a retardar as lesões no fígado, e principalmente o aparecimento de tecido cicatricial.

É bem importante que a gente retarde o máximo possível o aparecimento de tecido cicatricial no fígado, porque algumas pessoas falam: “ah, o fígado é um órgão tranquilo, é um órgão que se regenera, não tem problema, vou poder comer muita besteira, beber muita bebida alcoólica, porque o fígado se recupera, o fígado se regenera.”

E isso, na verdade, é verdade até certo ponto, porque se você pegar um fígado saudável, cortar ele em 2, ele realmente vai conseguir se regenerar 100%, como no caso de pessoas que fazem um transplante de fígado entre vivos, é possível que você corte metade de um fígado saudável, e ele vai crescer de novo um fígado inteiramente saudável, porque as células são saudáveis.

Mas se você tem um fígado que tem lesão, que tem fibrose, a fibrose entra no fígado como quando você faz um corte na pele, que você tem um tecido que vai ficar aqui na sua pele depois de cicatriz, você vê nitidamente que é um tecido diferente.

É um tecido de cicatrização, que a gente chama de tecido cicatricial, e ele tem uma função diferente da pele, ele tem um aspecto diferente, ele tem uma cor diferente, são células diferentes, e se a gente começa a ter esse tecido cicatricial muito presente no fígado, ele vai crescer e vai ocupar aquele espaço, ele vai “realmente” regenerar no sentido de ocupar o espaço e tirar aquela lesão, mas são células sem função dentro do seu fígado.

Então, com o passar do tempo, o fígado vai tendo cada vez menos função, cada vez menos capacidade de exercer o papel dele, por isso que é super importante que a gente consuma esses alimentos para evitar a fibrose e evitar esse tecido cicatricial em excesso, que vai fazer com que o seu fígado, a médio-longo prazo, vá perdendo cada vez mais a sua função.

Outra fruta que tem o efeito protetor é a uva vermelha, a uva tinta, quando você consome ela com a casca, pela presença do resveratrol.

O resveratrol é um potente antioxidante, ajuda a prevenir a inflamação, ajuda a proteger o seu fígado, mas a gente tem que ter cuidado, porque vocês sabem que a uva tem um índice glicêmico de médio a alto, e se a gente consumir ela numa quantidade muito grande, ela acaba tendo efeitos prejudiciais para quem tem problema hepático.

Então, como sempre: tem alguns alimentos que podem trazer benefícios e ajudar a gente? Tem.

Mas não é porque alguma coisa faz bem em pequena quantidade, que a gente vai comer o cacho inteiro de uva, 2 cachos de uva, porque aí aquilo, aquele componente que traria benefícios vai ficar em menor concentração, comparado ao restante que tem ali e que vai acabar prejudicando, então o que eu quero te dizer, mais uma vez sempre é: o caminho do meio.

Da mesma forma que eu falei do mirtilo, do cranberry, comer 2 a 3 vezes por semana, colocar numa salada de fruta, comer junto com iogurte, com uma aveia, para melhorar o índice glicêmico e você ter os efeitos benéficos do resveratrol.

E aí, algumas pessoas falam: “ah Patrícia, então vou tomar aquele suco de uva integral, né, porque ele é 100% natural, saudável, sem açúcar.”

O grande problema desse suco de uva integral é que é ele é integral, ele é feito da uva mesmo integral, não tem açúcar, não tem nada, mas ele foi filtrado, né, foi peneirado, então a quantidade de carboidrato, de glicose que tem ali, frutose presente nele, apesar de ser natural é muito alta e pouquíssima fibra.

Quando a gente fala de frutas de uma maneira geral, é sempre importante pensar na fruta fresca, 1 porção sendo consumida.

E, eventualmente, se você quiser fazer um refresco, pega 1 porção da fruta, bate com água, não bota açúcar, não bota adoçante e não coa, para você conseguir continuar tendo todos os benefícios que a fruta traz para você.

Outro alimento, que na verdade é mais uma bebida, é o suco de beterraba, já tem muitos estudos sendo feito com o suco de beterraba.

Na verdade, as pessoas poderiam consumir a beterraba para ter os mesmos benefícios? Poderiam, mas os estudos são feitos com o suco de beterraba, e por isso que ele é mais indicado para quem está querendo controlar essa questão do fígado, melhorar a saúde do fígado, proteção do fígado, porque ele tem muitas betalaínas, tem compostos antioxidantes, compostos anti-inflamatórios
que agem protegendo o fígado.

Então, se você procura mais um alimento para colocar no seu dia a dia para proteger o seu fígado, você pode usar a beterraba? Pode, mas preferencialmente o suco da beterraba crua é bem interessante de ser consumido.

VEGETAIS CRUCÍFEROS

Outro grupo de alimentos são os vegetais crucíferos. Algumas pessoas não sabem quais são eles, são o brócolis, a couve-flor, a mostarda fresca, a folha de mostarda, a couve de Bruxelas, que é aquela couve pequenininha, um pouquinho amarga.

Todos eles são super ricos em nutrientes, em fibras e antioxidantes, em compostos vegetais muito benéficos para proteger, e inclusive desintoxicar o seu fígado.

Então, você adicionar diariamente, um dia você come uma mostarda com um ovinho, um dia você come um brócolis no vapor, um dia você come uma couve-flor, todo dia se você conseguir botar algum tipo de vegetal crucífero na sua alimentação, vai conseguir ter mais benefício para o seu fígado.

Sempre lembrando que a maioria deles também você consegue consumir crua, às vezes as pessoas esquecem que dá para consumir o brócolis cru na salada, então é uma opção diferente também da gente colocar os alimentos crucíferos no nosso dia a dia para ter mais proteção para o nosso fígado.

Outro grupo de alimentos super interessantes são as oleaginosas de uma maneira geral. Então as nozes, as castanhas: castanha de caju, castanha do Pará, que é super mais interessante, que é super rica em selênio, é uma das oleaginosas que mais têm concentração de selênio, que é um potente antioxidante.

Então, essas oleaginosas de uma maneira geral são muito interessantes, porque além do selênio, que algumas delas têm uma quantidade bem interessante, elas também são fontes de vitamina E e antioxidantes de uma maneira geral, que ajudam muito a proteger o fígado, diminuir o potencial inflamatório do organismo, principalmente do fígado.

Sempre lembrando que quando eu falo de oleaginosas, é para a gente consumir as oleaginosas in natura, sem sal em excesso, sem caramelo, sem capa de doce por cima, sem casquinha de sal, é aquela que a gente compra mesmo, pura, sem nada, não precisa nem comprar salgada, porque dependendo da preparação que você for adicionar, se for botar no iogurte, por exemplo, é melhor você ter uma neutra ali.

Então, consumir oleaginosas diariamente pode ajudar a proteger o seu fígado também.

PEIXE GORDO

Outro alimento super interessante para quem tem problema de fígado são os peixes gordos de uma maneira geral

Então, a sardinha, o atum, o salmão, a cavala, o arenque são peixes de águas profundas, que são peixes que são mais ricos em ômega 3, e o ômega 3 é um potente anti-inflamatório no nosso organismo, ele ajuda bastante a diminuir, a melhorar toda essa reação pró inflamatória do nosso organismo, ele ficando mais anti-inflamatório.

Então isso ajuda demais para quem tem problema hepático, problema de fígado, fígado gordo, então consumir o peixe pelo menos 2 vezes na semana vai te ajudar bastante a controlar isso.

Sempre lembrando, quando eu falo de sardinha, que algumas pessoas pensam assim: “ah, vou pegar minha sardinha então, vou fazer ela fritinha, porque é saudável, a gordura é boa.”

Quando a gente frita um peixe, a gente está trazendo uma gordura que é um óleo diferente, dependendo do óleo que a gente está trazendo, o óleo ômega 6, então a gente está piorando a questão da composição lipídica, de gordura daquele peixe.

Quando eu falo para vocês consumirem o peixe para ter os efeitos benéficos do ômega 3, gente, preferencialmente, é o peixe assado no forno, é o peixe no vapor, é o peixe grelhado, é o peixe ensopado, tipo uma moquequinha, fritura.

AZEITE EXTRA VIRGEM

Outro super alimento, para quem tem problema no fígado, fígado gordo, é o azeite extra virgem, é bem interessante, é bem importante que ele seja realmente o extra virgem, um azeite de boa procedência.

Tem vários estudos que já conseguem fazer uma correlação positiva entre o consumo desse azeite extra virgem e menor acúmulo de gordura no fígado, maior aporte de sangue para o fígado, chegando mais sangue para o fígado, que isso é super importante para o bom funcionamento do órgão, a diminuição das enzimas, que são marcadores de mau funcionamento, quando estão muito aumentadas, marcam que o fígado está tendo mais dificuldade de funcionar, de trabalhar da maneira certa, porque o azeite é um potente antioxidante e anti-inflamatório também.

Então, adicionar azeite na sua alimentação, para quem tem problema no fígado, pode ajudar. Algumas pessoas falam: “poxa Patrícia, você falou de oleaginosas, falou de peixe gordo, falou de azeite, meu fígado é gordo!

Como é que você está falando para eu consumir mais gordura?” A gordura boa, o ômega 3, a vitamina E, a gordura do azeite, o ômega 9 são muito importantes para o bom funcionamento do fígado.

Mais uma vez a gente tem que falar que, para um bom funcionamento do fígado, para uma boa função do fígado, a gente tem que consumir gorduras boas, carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas completas, boas e magras, sem gordura saturada. Isso é muito importante, então vamos deixar por terra aqueles conceitos antigos de que toda gordura faz mal para o fígado gordo,
porque não.

Boa gordura sendo consumida com carboidrato de baixo índice glicêmico e proteína boa, vai melhorar o seu fígado, sim.

ALHO

Outro alimento super importante para quem tem problema no fígado, para quem quer dar um detox no fígado, é o alho.

Ele é super rico em alicina, é rico em selênio, que vão ajudar a desintoxicar o seu fígado, fazer com que ele trabalhe melhor, então consumir alho é bem interessante.

Você tanto pode usar o alho nas preparações, o alho fresco, ou então você pode usar o chá de alho.  enfim, você pode dar uma olhada no vídeo, mas introduzir alho na sua alimentação é super interessante.

ABACATE

Mais um alimento interessante é o abacate, que também é fonte de gorduras, mas gorduras super saudáveis, de gorduras monoinsaturadas. E ele também vai ajudar bastante a produção de glutationa no nosso organismo, que é um potente antioxidante, na verdade, ele é parte, a glutationa é parte da glutationa peroxidase, que é o antioxidante mais importante do nosso organismo.

Então, consumir alimentos que sejam fontes de glutationa, como o abacate, é super importante. E mais uma vez, a gente precisa de gorduras boas, para quem tem gordura no fígado, e introduzir o abacate é uma ótima opção para você.

Outro alimento super relacionado a um bom funcionamento e uma boa desintoxicação do seu fígado, é o limão ou a lima da pérsia, aquele limão maior, amarelinho, né, que parece um limão, mas é uma lima.

Eles são muito interessantes porque eles são super ricos em vitamina C, e a vitamina C é super importante para todos os processos
de cicatrização do nosso organismo, mas o limão também, pela capacidade ácida dele, quando ele entra no nosso organismo, ele estimula muito mais a produção de suco gástrico, e facilita muito mais a absorção, e a digestão e absorção de tudo que a gente consome.

Então, como ele facilita a digestão no estômago, no intestino, a absorção de nutrientes, ele vai acabar poupando mais o seu fígado, então consumir o limão é bem interessante.

CÚRCUMA

Outro alimento super interessante é a cúrcuma ou açafrão-da-terra. Sempre que eu faço um vídeo com a cúrcuma, as pessoas me falam: “Patrícia, cúrcuma é o açafrão?”

Sim, cúrcuma é a mesma coisa que açafrão-da-terra, e ele é um super potente antioxidante, tem um papel anti-inflamatório muito interessante, e é bem legal se a gente conseguir introduzir mais no nosso dia a dia, principalmente para quem tem problema de fígado, ele ajuda muita a proteger, principalmente quando a gente
toma na dose certa.

TORANJA

E, o último alimento eu deixei para o final, porque não é tão fácil de achar no Brasil, em alguns mercados grandes ou hortifrutis grandes a gente já encontra: é o grapefruit ou a toranja.

A toranja é como se fosse uma laranja maior, e quando você corta ela, ela é rosinha por dentro, mas apesar de ser linda, ela não é nada docinha, ela é um pouco amarga assim, então, normalmente, como é que eu indico que você consuma?

Você pode fazer uma água flavorizada dela,cortar umas fatias fininhas, botar na água para esperar ela trocar com a água, e você
conseguir beber esses compostos, ou fazer um molho, botar por cima com iogurte, com kefir, e botar por cima da sua salada, do peixe, do frango, enfim, mas a toranja ela é super indicada para o fígado porque ela já está relacionada a alguns estudos, que ela evita que o fígado cicatrize ao ponto de chegar em fibrose.

Quando a gente tem qualquer problema do fígado, mesmo um fígado gordo, que tem esteatose hepática, até um fígado que tenha hepatite, o fígado, o primeiro processo que começa de problema no fígado, com relação a cicatrização, o fígado está lá, infectado com esses vírus, ou ele está doente por conta do excesso de gordura, para ele cicatrizar, ele começa a produzir aquele tecido cicatricial que eu falei para você.

Então, o primeiro estágio de “problema no fígado” é fibrose, e conforme vai aumentando o estágio de fibrose, ele chega a cirrose, e o último estágio é a necrose, que é a perda total do órgão, enfim, que é um estágio bem complicado.

A fibrose tem níveis, a cirrose tem níveis, até você chegar na necrose, então esse é um processo que ele vai chegando em frente, vai indo em frente, e você evitar que o fígado comece a entrar nesse processo de fibrose é super importante.

E como tem muitos estudos que fazem essa correlação da toranja com o não aparecimento da fibrose, achei bem interessante trazer isso para vocês, para vocês buscarem, mais uma vez, um alimento que vá proteger o fígado.

E você, sabia que todos esses alimentos têm esse potencial para proteger ou desintoxicar o seu fígado? Ficou surpreso com algum um deles?

Conta para mim aqui embaixo nos comentários: qual deles você vai passar a consumir mais, agora que você sabe que faz bem para o seu fígado?

Mais uma vez eu quero te pedir para compartilhar esse artigo, muitas pessoas têm problema de fígado, problema de fígado gordo, problema de hepatite, e às vezes não tem condição de ir numa consulta com um nutricionista, então vamos tentar aumentar essa corrente do bem e a gente se ajudar aqui na vida, que
isso é super importante.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Dieta Alcalina: Guia de Iniciação Rápida para Equilibrar seu pH, Turbinar sua Energia e Recuperar a sua Saúde de Forma Natural – Clique Aqui

Comentários

Comentários