Como o COVID-19 impacta pessoas com diabetes

Tempo de leitura: 7 minutos

Essas informações são baseadas no conhecimento atual do COVID-19 e serão atualizadas à medida que evidências científicas adicionais forem divulgadas.

Sabemos que tem perguntas. Temos respostas.

P: As pessoas com diabetes são mais propensas a obter COVID-19?

R: Pessoas com diabetes não são mais propensas a obter COVID-19 do que a população em geral. O problema que as pessoas com diabetes enfrentam é principalmente um problema de piores resultados, não maior chance de contrair o vírus. Na China, onde a maioria dos casos ocorreu até agora, as pessoas com diabetes tiveram taxas muito maiores de complicações graves e morte do que pessoas sem diabetes — e geralmente acreditamos que quanto mais condições de saúde alguém tem (por exemplo, diabetes e doenças cardíacas), maior a chance de obter complicações graves do COVID-19. Embora o número de mortes provavelmente aumente à medida que o vírus se espalha, esperamos que a taxa de mortalidade — o número de pessoas que morrem pelo vírus como uma porcentagem do número total de pessoas que contraem o vírus — diminua à medida que melhoramos na detecção e tratamento desse vírus específico.

P: As pessoas com diabetes têm maior chance de experimentar complicações graves do COVID-19?

R: Pessoas com diabetes enfrentam maior chance de experimentar complicações graves do COVID-19. Em geral, pessoas com diabetes são mais propensas a experimentar sintomas graves e complicações quando infectadas com um vírus.

O risco de ficar muito doente com o COVID-19 provavelmente será menor se o diabetes for bem administrado. Quando pessoas com diabetes não administram bem o diabetes e experimentam açúcares no sangue flutuantes, elas geralmente correm o risco de uma série de complicações relacionadas ao diabetes. Ter doenças cardíacas ou outras complicações além do diabetes pode piorar a chance de adoecer seriamente pelo COVID-19, como outras infecções virais, porque a capacidade do seu corpo de combater uma infecção está comprometida.

Infecções virais também podem aumentar a inflamação, ou inchaço interno, em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcares sanguíneos acima do alvo, e ambos podem contribuir para complicações mais graves.

P: Preciso me preocupar com CAD (cetoacidose diabética)?

Quando doentes com uma infecção viral, as pessoas com diabetes enfrentam um risco aumentado de CAD (cetoacidose diabética), comumente experimentado por pessoas com diabetes tipo 1.

O CAD pode tornar difícil gerenciar sua ingestão de fluidos e níveis de eletrólitos — o que é importante no gerenciamento da sepse. A sepse e o choque séptico são algumas das complicações mais graves que algumas pessoas com COVID-19 experimentaram.

Se o seu açúcar no sangue tiver registrado alta (maior que 240 mg\/dl) mais de 2 vezes seguidas, verifique se há cetonas para evitar CDA.

Conheça o Dominando Diabetes

P: O COVID-19 é diferente da gripe sazonal?

R: O COVID-19 está provando ser uma doença mais séria do que a gripe sazonal em todos, incluindo pessoas com diabetes. Todas as precauções padrão para evitar infecções amplamente divulgadas são ainda mais importantes ao lidar com esse vírus.

As precauções de segurança recomendadas são as mesmas da gripe, como lavar as mãos com frequência e cobrir tosses e espirros com um lenço de papel ou com o cotovelo.

Incentivamos as pessoas com diabetes a seguir as orientações do CDC e a rever como você gerencia os dias de doença – a preparação para um dia de doença pode facilitar.

P: Quais são os sintomas e sinais de alerta que eu deveria observar – e o que devo fazer se achar que os estou desenvolvendo?

R: Preste atenção aos possíveis sintomas do COVID-19, incluindo febre, tosse seca e falta de ar. Se você sentir que está desenvolvendo sintomas, ligue para seu médico.

Quando Você ligar:

  • Tenha sua leitura de glicose disponível
  • Tenha sua leitura de cetona disponível
  • Acompanhe o seu consumo de líquidos (você pode usar uma garrafa de água de 1 litro) e relate
  • Seja claro sobre seus sintomas (por exemplo: você está com náuseas? Apenas um nariz entupido?)
  • Faça suas perguntas sobre como gerenciar seu diabetes


P: Quais são os sinais de alerta de emergência – e o que devo fazer se os tiver?

R: Se você desenvolver sinais de alerta de emergência para COVID-19, procure atendimento médico imediatamente. Nos adultos, os sinais de alerta de emergência incluem:

  • Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • Dor ou pressão persistente no peito
  • Nova confusão ou incapacidade de despertar
  • Lábios ou rosto azulados

P: Os riscos são diferentes para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2?

R: Em geral, não conhecemos nenhum motivo para pensar que o COVID-19 representará uma diferença de risco entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2. Mais importante é que as pessoas com qualquer tipo de diabetes variam em idade, complicações e quão bem estão lidando com o diabetes.

As pessoas que já têm problemas de saúde relacionados ao diabetes provavelmente terão resultados piores se contrairem o COVID-19 do que as pessoas com diabetes que são saudáveis, qualquer que seja o tipo de diabetes que tenham.

P: O que devo fazer para impedir a propagação do COVID-19 em minha casa – e o que devo fazer se alguém em minha casa tiver o vírus?

R: Para pessoas com condições de saúde subjacentes, incluindo diabetes, os membros saudáveis ​​da família devem se comportar como se representassem um risco significativo para eles. Por exemplo, eles devem lavar as mãos antes de alimentar ou cuidar delas. Se possível, deve ser disponibilizado um espaço protegido para os membros vulneráveis ​​da família, e todos os utensílios e superfícies devem ser limpos regularmente.

Se um membro da sua família estiver doente, dê-lhes o seu próprio quarto, se possível, e mantenha a porta fechada. Tenha apenas um membro da família cuidando deles e considere fornecer proteções adicionais ou mais cuidados intensivos para membros da família com mais de 65 anos ou com condições de saúde subjacentes. Saiba mais sobre como manter sua casa segura aqui.

P: O COVID-19 afetará meu acesso a insulina e outros suprimentos para diabetes?

R: Os principais fabricantes estão relatando que o COVID-19 não está afetando seus recursos atuais de fabricação e distribuição de insulina e outros suprimentos no momento. Continuamos monitorando a situação e forneceremos atualizações caso algo mude. Se você está lutando para pagar por insulina ou conhece alguém que seja, a ADA tem recursos para ajudá-lo – visite InsulinHelp.org.

P: Tenho direitos legais como pessoa com diabetes durante a pandemia de COVID-19?

R: Sim, para obter mais informações, visite https://www.diabetes.org/coronavirus-covid-19/know-your-rights-covid-19.

Fonte:
https://www.diabetes.org/coronavirus-covid-19/how-coronavirus-impacts-people-with-diabetes
Tradução: Emerson de Oliveira

Recomendados para você

O “Dominando Diabetes” é um plano real e efetivo para controlar o Pré Diabetes e Diabetes tipo 02 em tempo recorde, ele vem com um e-book principal, 3 bônus, sendo um deles o e-book principal em áudio de alta qualidade para o diabético ouvir onde e quando quiser, um material que pode ajudar e transformar verdadeiramente a vida de uma pessoa que passa por tantos problemas de saúde.

Programa Controlando Hipertensão – Hoje, mais de 30 milhões de brasileiros (17% da população adulta) sofrem com hipertensão arterial.

Até 2025, 80% da população terá hipertensão. Todo dia terá clientes novos.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *