Como parar de fumar definitivamente

Tempo de leitura: 14 minutos

 Acho que parar de fumar é uma jornada. Para alguns uma curta viagem com muita resistência, mas para a maioria, acho que é uma longa jornada. Pode ser um caso longo, com paradas e recaídas.

Mas esses relacionamentos complicados não são apenas sobre seu relacionamento consigo mesmo, mas também com sua relação com o cigarro.

O que começa como uma sensação agradável, uma chance de se rebelar ou mesmo pertencer, é logo substituído por uma sensação menos agradável e a ideia de estar preso.

Um passeio de uma hora ou um dia sem nicotina, seguido de outro cigarro, que traz alívio. Quem é viciado em fumar acha que pode parar quando ele está na casa dos 20 anos, mas finalmente para apenas quando ele está na casa dos 40 anos.

Parar de fumar é mudar, e isso é algo em que não somos muito bons. Quando penso em mudança, penso em dois conceitos. Onde você está agora e como podemos mudar. Então, temos que começar onde você está agora.

Quando comecei a faculdade de medicina, Eu pensei que era alguém que fumava assim pode se tornar um não fumante. Agora eu vejo isso de forma diferente. Eu agora me concentro em onde a pessoa está agora.

Pode ser que você esteja agora na chamada fase não predominante, onde você realmente não pensa em mudar ainda. Cerca de 75% dos fumantes querem parar, mas 25% não estão interessados. Você pode estar na fase contemplativa.

Você está pensando em desistir, mas não está realmente pronto. A próxima etapa é a preparação. Esta é uma etapa importante, especialmente se você já tentou parar.

O que funcionou no passado e o que não funcionou? O que o fez falhar? Você pode estar na fase de ação agora. Aqui você está pronto para sair. Nunca há um momento perfeito para parar em algum momento você apenas tem que começar.

Eu sempre digo aos meus pacientes: vai ser um desafio agora, vai
ser um desafio em 5 anos, então por que atrasar? E, finalmente, há a fase de manutenção, onde você é um não fumante e tente mantê-lo assim.

Quando tentamos mudar é importante pensar: como
esta mudança é importante para mim e como estou confiante de que terei sucesso. Chamamos isso de sua autoeficácia. É seu trabalho ser honesto sobre isso, e meu trabalho como médico é
obter sua pontuação para 10.

O segundo conceito é sobre as diferentes partes da mudança. Então, antes de tudo: o quê? O que vamos mudar? Com o fumo, parece-me claro: pare. Mas se você pensar melhor: você provavelmente está mudando muito mais do que apenas fumar. É como um relacionamento que acaba.

No começo, mantenha as coisas simples e de baixo risco. Você pode mudar um pouco sua rotina. Evite certos lugares. Use o espremedor todas as manhãs para se distrair. Mas para parar de fumar, você tem que você muda mais do que fumar em si. Em segundo lugar, por quê? Por que você tem que mudar?

Eu poderia gravar um vídeo de 10 minutos para isso, apenas para lhe dar todas as razões médicas pelas quais você não deve fumar. E há muitos. Mas vou poupá-lo.

Em parte porque você já sabe, em parte porque você você não precisa se sentir ainda mais culpado, e em parte porque, como médico, passo mais tempo perguntando aos pacientes por que eles fumam. Isso pode soar estranho, mas acho que temos que reconhecer que existem pontos positivos ou pelo menos percebida como positiva.

Acho importante reformular esses pontos, se quisermos mudar. Vamos discutir alguns motivos comuns. “Os cigarros são meus amigos.” “Eles diminuem meu estresse.” “Eles proporcionam relaxamento.”

Hmm, não vou negar que você tem um pressentimento
de alívio e satisfação de um cigarro, mas eu vejo de forma diferente. Você tem um vício em nicotina.

A nicotina no tabaco é altamente viciante em segundos de inalação já está dentro de você cérebro, onde proporciona satisfação temporária. Com o tempo, seu cérebro muda você tem que fumar mais para o mesmo efeito. Determinamos a extensão do seu vício em nicotina com algumas perguntas simples.

Você fuma mais de 15 cigarros por dia? Você fuma até 30 minutos depois de acordar de manhã? Você acha difícil não fumar por mais de 4 horas? O poder da nicotina vem dos pequenos e repetidos
doses que você dá a si mesmo quando fuma.

À primeira vista parece inofensivo, mas se você inalar 15 vezes de 1 cigarro e você fuma, digamos, 20 cigarros, então você recebe 300 doses de drogas por dia. Você acha que fumar diminui o estresse ou que dá satisfação, mas na verdade não é esse o caso.

O cigarro fará com que seu vício em nicotina desapareça. Fumar não o torna mais capaz de se concentrar, faz com que seus receptores nicotínicos parem de reclamar por mais nicotina. Fumar faz seu coração bater mais rápido, que a pressão arterial e a respiração subam.

Todos esses são sintomas de estresse, não alívio do estresse. Deixe-me repetir: o cigarro diminui o estresse da nicotina, não o estresse real. “Tenho muitos hábitos que envolvem o cigarro.” “Café, sexo, refeições, pessoas diferentes, pausas, telefonemas, no carro.” Existem muitos hábitos para os quais você precisa se preparar.

Você precisa ajustar sua rotina de café, planejar algo para fazer depois do jantar. Jogue o cinzeiro fora do seu carro. Eu não posso te dar conselhos sobre sexo, mas forneça muitas distrações durante os intervalos e telefonemas. Assim como sua necessidade de cafeína, há também um vício em nicotina que exige satisfação.

Você as associou umas às outras, mas na verdade são algo completamente diferente. Álcool e festas dobram o risco de fumar novamente, porque você acha que eles pertencem um ao outro. Além disso, você diminui sua determinação em momentos como este.

“Estou acostumado a ter algo em minhas mãos.” Sim, você pode fazer cerca de 300 movimentos de mão por dia. Você pode substituí-los por goma de mascar, em um canudo ou em um pau de canela ou brincando com jogos em seu telefone para manter suas mãos ocupadas. “Eu chegarei.” Sim, isso seria possível. Mas acho que isso é mais marketing do que verdade. Eu chamo isso de efeito Virginia Slims.

Em média, as pessoas que param de fumar ganham cerca de 2,5 kg. Eu tenho dois pensamentos sobre isso. Primeiro, se isso é importante para você, você pode precisar se concentrar em estratégias que cuidarão disso que se mais calorias são ingeridas, mais são queimadas.

Você poderia focar sua rotina diária mais em caminhar, comer menos emocionalmente ou garantir que sua rotina de comida para a boca consista em cenouras e aipo. Meu segundo pensamento é sobre a perspectiva.

Um possível extra de 2,5 kg pode ser importante do ponto de vista da vaidade. Mas do ponto de vista do meu médico: é muito melhor para ele sua saúde para parar de fumar. Como eu disse antes, fumar é como um relacionamento.

Parte do processo de cura de terminar um relacionamento prejudicial está iniciando novos relacionamentos saudáveis. Agora é hora de ter um relacionamento melhor começando com sua bicicleta, saladas, ou caminhar, jardinar ou com seus amigos que o apoiam nisso.

Terceiro, como? Quais habilidades são necessárias para mudar? Como posso mudar? Com ênfase em mim. Então, o que funciona? Vamos começar com força de vontade. É uma palavra estranha, por um lado está permeada de mudança comportamental e todas as intervenções de que falamos.

Mas também é uma palavra que as pessoas gostam de ver em preto e branco. Se uma pessoa tem sucesso em sua intenção, ela tem força de vontade. E se ele falhar, ele não tem força de vontade. A ciência da força de vontade e do fumo transmite uma mensagem confusa.

Cerca de 5% dos fumantes, que em um vezes, eles mantêm isso por 6-12 meses. A maioria começa a fumar novamente nos primeiros 8 dias após parar de fumar. Por outro lado, a maioria das pessoas que para de fumar faz isso sem ajuda.

Isso é cerca de 2/3 a 3/4 partes. Quando combinamos esses valores, revelamos a história natural da cessação do tabagismo. “As falhas fazem parte desse processo e podem ser vistas tornam-se como ensaios gerais para o sucesso final”.

Uma joia importante aqui são os dados que nos mostram que a nossa percepção da cessação do tabagismo muitas vezes
muito mais escuro do que realmente é. Em um estudo britânico, onde as pessoas foram questionadas sobre suas experiências com a cessação do tabagismo, 53% disseram que não foi muito difícil.27% disseram que foi bastante difícil e oresto disse que tinha sido muito difícil.

Então, para resumir, você pode fazer isso sozinho e pode ser mais fácil do que você pensa. Por outro lado, parece que suas chances
ser melhor se você usar outras táticas. Então, se você falhar, tente novamente e considere adicionar outra estratégia.

Alguns dizem que existem dois tipos de cigarros: aqueles que lidam com seu vício em nicotina e aqueles que se tornaram parte de uma rotina. Vamos ver o que funciona para os dois tipos de cigarro.

Vamos começar com tratamentos que não são comprovadamente eficazes e no que você pode estar desperdiçando seu dinheiro. Alguns de meus pacientes descobriram que funcionam e se estou sendo honesto, contanto que ajude você a parar

Eu realmente não me importo com fumar também. Esta categoria inclui terapia a laser, acupuntura e hipnose. Se compararmos esses tratamentos com placebo ou com o número de pacientes em lista de espera para uma consulta médica tratamento que para de fumar, não vemos diferença.

Agora vamos falar sobre drogas que ajudam a parar de fumar. Os dados mostram que a medicação, especialmente quando combinada com suporte comportamental, sua chance de sucesso pode dobrar.

Muitos pacientes preferem não começar com medicação, o que eu entendo, mas também vejo a ironia nisso: As pessoas estão dispostas a inalar produtos químicos, que são muito, muito piores, mas não quer tomar medicação por várias semanas ou meses deixar de fumar para o resto da vida.

Se usarmos substitutos de nicotina como exemplo, ajuda as pessoas a controlar seu vício em nicotina, sem ter que inalar os outros 7537 produtos químicos encontrados nos cigarros.

E é isso que me preocupa: as pessoas estão morrendo. Dois Boeing-747 completos por semana no Canadá fumar, não por causa da nicotina. A terapia de reposição de nicotina vem em várias formas e você geralmente ingere menos nicotina do que em um cigarro.

Você pode aplicar um patch, que é fácil e discreto. Você pode mascar chiclete de nicotina, mesmo que tenha acabado uma maneira diferente do que você está acostumado.

Você pode chupar um comprimido ou usar um inalador. O adesivo fornece um nível contínuo de nicotina, seja qual for reduz seus desejos por um cigarro.

Os outros 3 oferecem o benefício de dosagens flexíveis
os momentos em que você mesmo precisa e ainda a conhecida rotina de abertura embalagem e colocar algo em sua boca. Pontos importantes a saber sobre os produtos de reposição de nicotina são: Em primeiro lugar, você mesmo pode determinar seu programa.

Você não precisa de receita. Você prefere ter o patch e depois para desejos adicionais a goma de mascar, a pastilha ou o inalador. Multar!

Talvez você fume menos de 10 cigarros por dia e queira
só use a goma quando precisar. Seu farmacêutico certamente pode ajudá-lo com isso.

As pessoas ficam um pouco confusas sobre o custo. Os substitutos da nicotina são geralmente mais baratos do que fumar, mas você pode estocar por um mês. Quando calculamos, fica completamente claro. Um maço por dia custa talvez US$ 3.600 por ano. Imagine o que você faria com esse dinheiro.

Imagine o que você faria com ele dinheiro que você economizaria em 10 anos. Em segundo lugar, com a reposição de nicotina você pode em um pare uma vez ou você pode diminuir lentamente. Nicotina e fumar juntos não aumentam o risco em ataques cardíacos, fumar aumenta o risco.

Você provavelmente começou a fumar mais com o tempo, e assim você também pode parar gradualmente. Se você precisar da reposição de nicotina por mais um mês, tudo bem. não vou entrar em detalhes sobre isso medicamentos disponíveis para parar de fumar, mas darei uma visão geral rápida das duas drogas mais comuns.

O primeiro é o Zyban, bupropiona, era pra ser um antidepressivo, mas os usuários descobriram que seu desejo de fumar diminuiu e que deixou de fumar mais fácil.

Champix, vareniclina, é um medicamento mais novo que pode ser mais eficaz, mas também tem mais efeitos colaterais, o que não é para todos.

Você pode discutir as opções com seu próprio médico ou prestador de cuidados, pois esta é uma consideração individual. A última possibilidade são as mudanças comportamentais. Algumas delas eu já discuti, mas acho que não que as pessoas percebam quantas possibilidades fantásticas existem.

Os governos ganham muito dinheiro com pessoas que fumam e parte desse dinheiro é usado para belas programas para pessoas que querem parar de fumar. Você quer uma mensagem, um e-mail de apoio, orientação especializada ou quer contato com pessoas que estão passando ou já passaram pela mesma coisa?

Ou talvez você só queira falar com alguém? Procure sites, ligue para a linha de apoio, compre o livro, receba a mensagem. Eu quero que você se prepare para os obstáculos, estresse e risco,
nos primeiros meses após a cessação do tabagismo.

Evite situações de alto risco, você sabe quais são. Informe as pessoas envolvidas com antecedência. Quero que você se concentre em reduzir o estresse. Coisas estressantes vão acontecer, mas você mesmo cria o estresse.

Diga às pessoas: ei, vou parar de fumar, o que é a estratégia menos estressante que funciona? Também faço as pessoas pensarem nos três Rs. Evite situações que você sabe que são estressantes.

Mude suas expectativas, então, quando olhar para sua lista de tarefas, seja realista. gerencie suas expectativas com antecedência, antes que fique estressante. E aceito. Se usarmos a condução como exemplo: engarrafamentos, motoristas ruins e pneus furados acontecem, respire fundo, concentre-se no que você pode mudar e aceitar aquilo sobre o qual você não tem influência.

Agora, digamos que você parou de fumar. Isso é fantástico! Voces terminaram. E agora? Primeiro, você é ótimo. Em segundo lugar, haverá alguns picos e vales. Mais picos, mais você dura. Mas o que você pode esperar com a retirada da nicotina são os desejos
um cigarro, e isso é diferente a cada dia.

Dores de cabeça, nervosismo, irritabilidade, insônia e você pode estar comendo mais do que o normal. Portanto, certifique-se de ter comida saudável pronta. As pessoas também tossem mais, mas isso ocorre porque os pulmões se limpam sozinhos.

Por fim, os japoneses têm um ditado: “Sucesso é cair 7 vezes e levantar 8 vezes.” Não se sinta culpado se sair dos trilhos. Como eu disse no começo: isso é uma viagem. Volte e visite-nos. Isso é o melhor que posso fazer por você. Não aprenda sobre desamparo, aprenda consigo mesmo e prepare-se para a próxima rodada. Obrigado por ouvir.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Como parar de fumar

Comentários

Comentários