Proteja sua família da gripe

Tempo de leitura: 5 minutos

Na profecia de Jesus sobre o fim do atual sistema, ele falou de “epidemias em vários lugares”. (Lucas 21,11, Bíblia Fácil de Ler) E epidemias como a da gripe, ou influenza, de fato têm acontecido.

A GRIPE é causada por um vírus, que é um agente microscópico que se infiltra em células vivas e assume o controle delas para produzir mais vírus. O vírus da gripe, que ataca o sistema respiratório, é transmitido de uma pessoa para outra principalmente por meio de gotículas de fluidos corporais expelidos quando alguém contaminado espirra, tosse ou conversa. Uma pandemia ocorre quando um surto afeta muitas pessoas numa grande área.
Os vírus não afetam apenas humanos, mas também animais. Os vírus da gripe são classificados em tipos A, B ou C. O tipo A é a causa mais comum da gripe. Cepas, ou espécies, de vírus são classificadas principalmente com base em duas proteínas encontradas na superfície do vírus: hemaglutinina (H) e neuraminidase (N).
As maiores preocupações envolvendo o vírus da gripe são: Primeiro, ele pode se reproduzir muito rápido com variações em constante mutação. Segundo, cepas diferentes podem se combinar e produzir uma nova. Se uma cepa é muito diferente, o sistema imunológico humano talvez não tenha defesas contra ela.
A gripe costuma ser mais comum nos meses frios. Pesquisas recentes indicam que, em temperaturas baixas, a membrana externa de um vírus se transforma num gel protetor que prolonga a sobrevivência do vírus no ar. Mas, nas temperaturas mais altas do sistema respiratório humano, esse gel se derrete, causando infecção. O ar frio não causa infecções virais, mas pode criar condições propícias para elas se espalharem.

“A Verdade SURPREENDENTE Sobre O Que Comer No Dia-a-Dia, Em Cada Refeição, Café, Almoço, Janta e SOBREMESA, Para Se Emagrecer De Vez e Manter o Peso Ideal Depois, Garantido e Comprovado Cientificamente.”

Como se proteger
Reconhecendo a necessidade de se preparar, muitos governos têm planos de ação definidos. Mas o que você pode fazer para se proteger? Vamos analisar três medidas básicas:
Fortaleça o corpo: Certifique-se de que sua família durma o suficiente e se alimente com coisas que ajudam o corpo a fortalecer suas defesas. Sua alimentação diária deve incluir uma boa quantidade de frutas, verduras e legumes frescos, cereais integrais e proteína magra, que fornecem os aminoácidos necessários para fortalecer o sistema imunológico.
Crie um ambiente impróprio para os germes: Na medida do possível, mantenha os balcões e mesas totalmente limpos todos os dias. Lave os utensílios de cozinha toda vez que forem usados e troque a roupa de cama com regularidade. Desinfete as coisas que as pessoas tocam: maçanetas, telefones e controles remotos. Mantenha boa ventilação, se possível.
Tenha bons hábitos de higiene pessoal: Lave bem as mãos com água e sabão ou com um produto à base de álcool. (Se for prático, leve consigo um frasco de higienizador.) Se possível, cada membro da família deve ter sua própria toalha para enxugar as mãos e o rosto.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca sem lavar as mãos. Quando possível, use lenços de papel para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e jogue-os fora imediatamente. Evite compartilhar aparelhos — como telefone — que possam transmitir germes com facilidade. As crianças precisam ser bem treinadas nesse sentido. Esses hábitos são importantes o ano inteiro, mas em especial durante a época da gripe.

Mostre consideração pelos outros
É possível começar a infectar outras pessoas um dia antes de apresentar quaisquer sintomas e até cinco dias depois de ficar doente. Os sintomas são parecidos aos do resfriado comum, porém, mais intensos. Eles incluem febre (geralmente alta), dor de cabeça, cansaço extremo, tosse seca e dor muscular. Coriza e problemas estomacais — como náusea, vômito e diarreia — são mais comuns em crianças. Caso você apresente sintomas, fique em casa, se possível, e evite contagiar outros.
Descanse bastante e beba muito líquido. Medicamentos antivirais podem ser úteis, mas somente se tomados logo após o início dos sintomas. Aspirina (ácido acetilsalicílico) não deve ser dada a crianças com gripe. Procure atendimento médico de emergência se apresentar sintomas característicos de pneumonia, como dificuldade para respirar, dor no peito e dor de cabeça forte e contínua.
Pegar uma gripe talvez seja preocupante. Estar preparado pode ajudá-lo a superar essa doença com mais facilidade.

UM TIPO GRAVE DE GRIPE
A gripe que foi identificada primeiro no México em 2009 é do tipo H1N1, similar à gripe espanhola de 1918 — que matou dezenas de milhões de pessoas. Mas também contém elementos encontrados nos vírus que afetam porcos e aves.

6 MODOS DE PROTEGER A SI MESMO E A OUTROS
1. Cubra a boca ao tossir
2. Lave as mãos
3. Mantenha a casa arejada
4. Mantenha a limpeza
5. Se estiver doente, tente ficar em casa
6. Evite contato físico

O QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
Primeiro, siga as instruções das autoridades sanitárias. Não entre em pânico nem se desespere. Reforce os cuidados sugeridos neste artigo. Se possível, evite aglomerações. Se estiver doente, talvez seja bom usar uma máscara apropriada. Lave as mãos com frequência. Tenha em estoque alimentos não perecíveis, medicamentos e produtos de higiene suficientes para duas semanas, para o caso de você não poder sair de casa.
No trabalho, nos locais de adoração ou em qualquer outro lugar cheio de pessoas siga as sugestões deste artigo. Tente também manter o ambiente bem ventilado.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *