8 coisas que podem aumentar sua contagem de plaquetas no sangue

Tempo de leitura: 5 minutos

As plaquetas são glóbulos vermelhos que ajudam a promover a coagulação, uma função importante que previne hemorragias graves. No entanto, muitas coisas – incluindo câncer, anemia, distúrbios autoimunes e certos medicamentos – podem fazer com que os níveis de plaquetas caiam. As mesmas abordagens que você pode usar para aumentar a produção de glóbulos vermelhos, em geral, podem ajudá-lo a aumentar sua contagem de plaquetas. Se o seu médico o aconselhou a aumentar a contagem de plaquetas no sangue, você pode se perguntar como fazer isso. Essas dicas podem ajudá-lo a entender como aumentar sua contagem de plaquetas no sangue com alimentos e suplementos.

1. Comer mais folhas verdes

Vegetais verdes folhosos, como couve e couve, contêm vitamina K, que não aumenta diretamente os níveis de plaquetas, mas pode ajudar a coagular melhor o sangue. A vitamina K desempenha um papel importante em ajudar seu corpo a produzir proteínas importantes para o processo de coagulação. Como a coagulação do sangue é uma função complexa que envolve não apenas as plaquetas, mas outras vias biológicas, a ingestão adequada de vitamina K pode preservar a capacidade do corpo de parar o sangramento.

2. Comer mais peixe gordo

No topo da lista de alimentos que aumentam a contagem de plaquetas? Possivelmente peixe gordo, porque é rico em vitamina B12. Esta vitamina desempenha um papel fundamental na formação de glóbulos vermelhos, e algumas pesquisas sugerem que baixos níveis de plaquetas podem estar ligados à deficiência de B12. Salmão, truta e atum têm uma grande quantidade de vitamina B12, então adicione mais desses peixes gordurosos à sua dieta para ajudar a aumentar sua contagem de plaquetas. Você pode tomar um suplemento de B12, mas obter B12 dos alimentos pode ajudar seu corpo a usar a vitamina de forma mais eficaz.

3 Aumentar o consumo de folato

O folato (ácido fólico) é outra vitamina B que pode ajudar a elevar os níveis de plaquetas. É muito melhor obter folato de alimentos do que de suplementos (exceto para mulheres grávidas), pois os suplementos de folato fornecem uma alta dose de ácido fólico que pode prejudicar a capacidade da B12 de funcionar corretamente dentro do corpo. Para aumentar o consumo de folato, coma mais brócolis, couve de Bruxelas, fígado e feijão. Isso deve ajudar a aumentar seus níveis de plaquetas.

4 Evitando álcool

O álcool, quer você escolha cerveja, vinho ou destilados, pode interromper a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. Danos à medula óssea podem diminuir a produção de todos os tipos de glóbulos vermelhos, incluindo plaquetas. Não se sabe quanto o consumo de álcool pode causar danos à medula óssea. Sua melhor aposta é evitar completamente o álcool se você tiver uma baixa contagem de plaquetas. Isso pode ajudar sua medula a funcionar melhor e aumentar sua contagem de plaquetas.

5 Comer mais frutas cítricas

A vitamina C desempenha um papel fundamental na forma como as plaquetas funcionam, portanto, aumentar os níveis de vitamina C pode ajudar as plaquetas existentes a funcionarem melhor. A vitamina C também ajuda o corpo a absorver o ferro, um componente importante da produção de glóbulos vermelhos. Para aumentar o consumo de vitamina C , adicione muitas laranjas frescas, limões, limas e toranjas à sua dieta. Pergunte ao seu médico sobre comer toranja se você tomar algum medicamento prescrito, pois os compostos da toranja podem alterar a absorção da medicação.

6 Consumir mais alimentos ricos em ferro

Enquanto você adiciona frutas cítricas à sua dieta para vitamina C, considere também aumentar sua ingestão de ferro. Evite suplementos de ferro, que podem causar constipação e, em vez disso, opte por fígado bovino, tofu, feijão ou ostras. O ferro desempenha um papel vital na produção de glóbulos vermelhos, que inclui plaquetas. Aumentar sua ingestão de ferro pode ajudá-lo a aumentar seus níveis de plaquetas naturalmente. E aqui está um fato divertido: o chocolate amargo também é uma boa fonte de ferro!

7 Tentando um suplemento de clorofila



A clorofila pode contar como um dos suplementos que aumentam a contagem de plaquetas no sangue. Uma pesquisa sugeriu que tomar um tipo de suplemento chamado chlorella (uma alga de água doce) pode aumentar a contagem de plaquetas em pessoas que foram diagnosticadas com um distúrbio plaquetário. A clorofila é abundante em qualquer planta verde, portanto, tomar um suplemento que contenha espirulina ou salsa também pode ajudar nos níveis de plaquetas. Você também pode aumentar sua ingestão de clorofila comendo mais vegetais verdes e folhosos e gramíneas, como grama de trigo.

8 Evitar suplementos de vitamina E e óleo de peixe


Close-up de suplementos de vitamina d ou e ao lado do frasco de comprimidos aberto
Se você tem uma baixa contagem de plaquetas, isso significa que seu sangue não coagula tão bem quanto deveria. Suplementos de vitamina E e óleo de peixe podem piorar esse problema. Os compostos desses suplementos realmente diminuem a capacidade de coagulação do sangue, portanto, você deve evitá-los se estiver tentando aumentar sua contagem de plaquetas. Esses suplementos não farão com que sua contagem de plaquetas diminua, mas a vitamina E e as cápsulas de óleo de peixe podem atrapalhar outros aspectos do processo de coagulação do sangue e torná-lo ainda mais propenso a sangramentos.

Isto foi útil?



Sobre a autora

Elizabeth Hanes, RN Como “a enfermeira que conhece o conteúdo”, Elizabeth Hanes, RN, trabalha com sistemas de saúde, marcas, agências e editores nacionais e regionais para produzir todos os tipos de conteúdo voltado para o consumidor. Anteriormente uma enfermeira perioperatória e de cirurgia plástica, Elizabeth hoje usa seu conhecimento de enfermagem para informar sua escrita sobre uma ampla variedade de tópicos médicos, de saúde e bem-estar.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *