As consequências do consumo de álcool.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando perguntam se beber faz bem para o coração os médicos ficam numa posição difícil. Na década de 30 autopsiar alcoólatras com cirrose, um grupo de patologistas teve a atenção chamada para a relativa ausência de placas de aterosclerose nas artérias. O álcool dissolveria as placas, eles disseram.

Nos anos 1990 entrou na moda o paradoxo francês. A baixa incidência de doenças cardiovasculares na França, apesar da dieta rica em gorduras, característica dos franceses. O hábito do vinho às refeições que a universal na França foi adotado com uma explicação para a existência desse paradoxo.

O estudo mais completo sobre o tema envolveu 38 mil homens de 40 a 75 anos, acompanhados no período de 1986 a 1998. 12 anos portanto. Eles enviavam a cada dois anos informações sobre o seu estado de saúde e estilo de vida, consumo médio de álcool concomitância do uso com as refeições e sobre o tipo de bebida ingerida: vinho tinto, vinho branco, cerveja ou destilados.

No período, ocorreram 1418 casos de infarto do miocárdio. Abstêmios e os que bebiam em média menos do que cinco gramas por dia, portanto, menos do que uma latinha de cerveja por dia, apresentaram um risco semelhante. Nos demais os que bebiam, o risco de infarto caiu gradualmente de modo inverso ao total de álcool ingerido.

No grupo que tomava dois drinques por dia, foi de 31% a queda e curiosamente nenhuma bebida se mostrou superior à outra: vinho branco, tinto, cerveja ou destilados foram igualmente eficazes na prevenção de ataques cardíacos.

O que os médicos devem fazer então? Aconselhar os homens acima de 40 anos a beber todos os dias? Os efeitos nocivos do alcoolismo são muito graves para a gente correr esse risco: violência, trauma cirrose, câncer, psicose, dissolução do núcleo familiar, etc.

Substitui uma doença por outra não é o que a sociedade espera da medicina mas desde que não perca o controle, algumas pessoas podem se beneficiar do uso de bebidas alcoólicas, sem esquecer que largar de fumar, controlar o diabetes , pressão alta ,os níveis de colesterol e fazer exercício físico são medidas muito mais importantes

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

PONTO FINAL NO ALCOOLISMO: Um guia de reflexão para acabar com o vício do álcool

Comentários

Comentários