Como evitar e reverter o diabetes tipo 2 (T2D)

Tempo de leitura: 4 minutos

Podemos evitar ou mesmo reverter ou diabetes tipo 2? O diabetes tipo 2 é uma condição na qual há um alto nível de glicose na corrente sanguínea, apesar de o pâncreas produzir insulina para reduzi-lo.

A glicose alta no sangue tem várias consequências graves para a saúde; e o problema no diabetes tipo 2 não é uma deficiência do hormônio insulina insulina, mas sim um problema com a resposta do corpo à insulina – uma condição chamada resistência à insulina.

A resistência à insulina também é característica da “Síndrome Metabólica”. No diabetes tipo 2, pelo menos nos estágios iniciais, há altos níveis de insulina e glicose na corrente sanguínea. Como reverter o diabetes tipo 2

Um equívoco comum é que o diabetes tipo 2 afeta apenas os obesos e com sobrepeso. Muitos médicos agora acreditam, inclusive eu, que o diabetes tipo 2 é caracterizado pela incapacidade de metabolizar ou lidar com as enormes quantidades de carboidratos que comemos hoje em dia.

Muitos de nós estão comendo carboidratos demais para o metabolismo do nosso corpo – muitos carboidratos em alimentos processados, particularmente. Essa sobrecarga de carboidratos está sobrecarregando nossos hormônios que controlam o nível de glicose no sangue, como a insulina, e sobrecarregando nossos hormônios que controlam a fome, como a leptina.

Isso leva à resistência à insulina, glicose alta no sangue e altos níveis de insulina, bem como fome contínua e ganho de peso. Então, como podemos evitar o diabetes tipo 2?

Bem, o professor Tim Noakes no livro The Real Meal Revolution (A revolução da verdadeira alimentação) dá a evidência científica que apoia a ideia de que estamos comendo carboidratos demais.

Ele explica neste livro que, embora precisemos de quantidades adequadas de proteínas e gorduras em nossa dieta, na verdade não precisamos de carboidratos, porque nosso fígado pode produzir glicose em grandes quantidades, se necessário, a partir de gorduras e proteínas da dieta por meio de um processo chamado “gliconeogênese”.

Portanto, se não há necessidade obrigatória de carboidratos em nossa alimentação, não precisamos comê-los nas quantidades que estamos fazendo atualmente. A resistência à insulina leva ao acúmulo de gordura no fígado e no pâncreas, e isso leva ao diabetes.

Portanto, se o diabetes tipo 2 é causado pela ingestão de muitos carboidratos, parece lógico sugerir que uma maneira pelo menos de evitar essa condição é comer menos carboidratos – e isso significa de qualquer fonte.

Neste excelente livro, Diabetes Unpacked (Diabetes desvendada), o Dr. David Unwin, um GP do Reino Unido, descreve os resultados espetaculares que ele alcançou ao aconselhar as pessoas com diabetes tipo 2 a comer menos carboidratos.

Muitos diabéticos em sua prática conseguiram reduzir ou até eliminar seus medicamentos e colocar seu diabetes em remissão. Todos os carboidratos, mesmo os carboidratos que você pode considerar saudáveis, como pão integral , batatas assadas e massas integrais, são digeridos e todos entram no sangue como glicose.

Portanto, a lógica é esta: se o diabetes tipo 2 é caracterizado por muita glicose na corrente sanguínea , faria sentido comer menos carboidratos para evitar a condição e revertê- la. Um ótimo recurso além desses 2 livros é dietdoctor.com. E traduzimos matérias deles aqui

Este é um site que fornece informações sobre como comer uma dieta baixa em carboidratos baseada em comida real. Ele fornece a base científica para uma maneira de comer com baixo teor de carboidratos, conselhos práticos e receitas, bem como entrevistas com especialistas internacionais.

Então, em resumo, o diabetes tipo 2 é caracterizado pelo excesso de glicose na corrente sanguínea; todos os carboidratos entram na corrente sanguínea como glicose (principalmente); e parece sensato aconselhar as pessoas com diabetes tipo 2 a comer menos carboidratos.

De fato, o professor Tim Noakes sugeriu que todos nós poderíamos melhorar nossa saúde e evitar o DM2 em muitos casos comendo comida de verdade, que é naturalmente pobre em carboidratos.

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

500 RECEITAS ZERO AÇÚCAR E ZERO GLÚTEN – CARDÁPIO PARA DIABÉTICOS CLIQUE AQUI

Comentários

Comentários