Como o tabagismo afeta seu corpo

Tempo de leitura: 7 minutos

Todo cigarro que você fuma é prejudicial

Fumar é a maior causa de óbitos evitáveis ​​na Inglaterra, representando mais de 80 mil mortes por ano. Um fumante em dois morrerá de uma doença relacionada ao tabagismo.

Se você pudesse ver o dano, você pararia.

Circulação

Quando você fuma, os venenos do alcatrão em seus cigarros entram em seu sangue. Estes venenos em seu sangue então:

  • Fazem seu sangue mais grosso, e aumentam as chances de formação de coágulos
  • Aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca, fazendo com que seu coração trabalhe mais do que o normal
  • Limita suas artérias, reduzindo a quantidade de sangue rico em oxigênio que circula para seus órgãos.

Juntas, estas mudanças no seu corpo quando você fuma aumentam a chance de que suas artérias se estreitam e se formem coágulos, o que pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Coração

O tabagismo prejudica seu coração e sua circulação sanguínea, aumentando o risco de doenças como doença cardíaca coronária, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica (vasos sanguíneos danificados) e doença cerebrovascular (artérias danificadas que fornecem sangue ao seu cérebro).

O monóxido de carbono da fumaça e a nicotina colocam uma pressão sobre o coração ao fazê-lo funcionar mais rápido. Eles também aumentam o risco de coágulos sanguíneos. Outros produtos químicos na fumaça do cigarro danificam o revestimento de suas artérias coronárias, levando ao furring das artérias.

Na verdade, o tabagismo duplica o risco de ter um ataque cardíaco e, se você fuma, você tem duas vezes o risco de morrer de doença cardíaca coronária do que os não fumantes de toda a vida.

A boa notícia é que após apenas um ano de não fumar, seu risco é reduzido pela metade. Depois de parar por 15 anos, seu risco é semelhante ao de alguém que nunca fumou.

Estômago

Os fumantes têm maior chance de contrair câncer de estômago ou úlceras. O tabagismo pode enfraquecer o músculo que controla a extremidade inferior do seu esófago e permitir que o ácido do estômago percorra a direção errada de volta ao seu esguicho, um processo conhecido como refluxo.

Fumar é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de câncer de rim, e quanto mais você fume, maior será o risco. Por exemplo, a pesquisa mostrou que, se você fuma regularmente 10 cigarros por dia, você é uma vez e meia mais propensos a desenvolver câncer de rim em comparação com um não fumante. Isso é aumentado para duas vezes mais provável se você fuma 20 ou mais cigarros por dia.

Pele

Fumar reduz a quantidade de oxigênio que chega à sua pele. Isso significa que se você fuma, sua pele envelhece mais rapidamente e parece cinza e maçante. As toxinas em seu corpo também causam celulite.

Fumar prematuramente envelhece sua pele entre 10 e 20 anos, e torna três vezes mais provável que você obtenha rugas faciais, especialmente em torno dos olhos e da boca. Fumar até lhe dá uma pele amarela, cinza-amarela e bochechas vazias, o que pode fazer você parecer magro.

A boa notícia é que, uma vez que você parar de fumar, você evitará uma maior deterioração da sua pele causada pelo tabagismo.

Ossos

Fumar pode fazer com que seus ossos se tornem fracos e quebradiços. As mulheres precisam ser especialmente cuidadosas porque são mais propensas a sofrer de ossos frágeis (osteoporose) do que os não fumantes.

Cérebro

Se você fuma, é mais provável ter um acidente vascular cerebral que alguém que não fuma.

De fato, o tabagismo aumenta o risco de ter um acidente vascular cerebral em pelo menos 50%, o que pode causar danos cerebrais e morte. E, ao fumar, você dobra o risco de morrer de um acidente vascular cerebral.

Uma maneira de fumar pode aumentar seu risco de AVC, aumentando suas chances de desenvolver um aneurisma cerebral. Esta é uma protuberância em um vaso sanguíneo causada por uma fraqueza na parede dos vasos sanguíneos. Isso pode se romper ou explodir, o que levará a uma condição extremamente grave, conhecida como hemorragia subaracnoidea, que é um tipo de acidente vascular cerebral, e pode causar danos cerebrais extensivos e morte.

A boa notícia é que dentro de dois anos de parar de fumar, seu risco de acidente vascular cerebral é reduzido para metade daquele que não é fumante e dentro de cinco anos será o mesmo que um não-fumante.

Pulmões

Seus pulmões podem ser muito afetados pelo tabagismo. Toscos, resfriados, sibilos e asma são apenas o começo. O tabagismo pode causar doenças fatais como pneumonia, enfisema e câncer de pulmão. Fumar causa 84% das mortes por câncer de pulmão e 83% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A DPOC, uma doença progressiva e debilitante, é o nome de uma coleção de doenças pulmonares, incluindo bronquite crônica e enfisema. As pessoas com DPOC têm dificuldade em respirar, principalmente devido ao estreitamento de suas vias aéreas e à destruição do tecido pulmonar. Os sintomas típicos da DPOC incluem: aumento da falta de ar quando ativo, tosse persistente com fleuma e infecções torácicas frequentes.

Embora os primeiros sinais de DPOC possam ser frequentemente descartados como uma “tosse do fumante”, se as pessoas continuem fumando e a condição piora, isso pode afetar significativamente sua qualidade de vida. Você pode diminuir a progressão da doença e parar de fumar é a maneira mais eficaz de fazer isso.

Boca e garganta

Fumar causa problemas pouco atraentes, como mau hálito e dentes manchados, e também pode causar doenças nas gengivas e danificar seu senso de gosto.

O dano mais grave que o tabagismo causa na sua boca e garganta é um risco aumentado de câncer em seus lábios, língua, garganta, caixa de voz e gullet (esôfago). Mais de 93% dos cânceres orofaríngeos (câncer em parte da garganta) são causados ​​pelo tabagismo.

A boa notícia é que quando você parar de usar tabaco, mesmo após muitos anos de uso, você pode reduzir o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Uma vez que você está sem fumo há 20 anos, seu risco de câncer de cabeça e pescoço é reduzido ao de um não fumante.

Reprodução e fertilidade

Fumar pode causar impotência masculina, pois danifica os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao pênis. Também pode danificar o esperma, reduzir a contagem de esperma e causar câncer testicular. Até 120.000 homens do Reino Unido em seus 20s e 30 são impotentes como resultado direto do tabagismo, e os homens que fumam têm menor contagem de esperma do que aqueles que não são fumantes.

Para as mulheres, fumar pode reduzir a fertilidade. Um estudo descobriu que os fumantes eram mais de três vezes mais propensos que os não fumantes a terem levado mais de um ano para conceber. O estudo estimou que a fertilidade das mulheres fumantes era 72% a dos não fumantes.

Fumar também aumenta seu risco de câncer cervical. As pessoas que fumam são menos capazes de se livrar da infecção por HPV do organismo, que pode se transformar em câncer.

Fumar enquanto está grávida pode levar ao aborto espontâneo, nascimento prematuro, nascimento fetal e doença, e aumenta o risco de morte do berço em pelo menos 25%.

Se você está grávida, você pode encontrar mais informações sobre o suporte gratuito especializado disponível no NHS para ajudá-lo a parar de fumar aqui.

A boa notícia é que, uma vez que você parar de fumar, sua saúde melhora e seu corpo começará a se recuperar.

Fonte: https://www.nhs.uk/smokefree/why-quit/smoking-health-problems

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *