NÃO TOME KOMBUCHA ANTES DE VER ESSE VÍDEO

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, tudo bom? Eu tenho um vídeo sobre o kefir que foi um super sucesso, e no comentário desse vídeo do kefir me pediram muito para falar sobre o kombucha.

Então eu preparei esse vídeo hoje para vocês, para falar sobre um outro probiótico super interessante que é o kombucha, então fica comigo que você vai adorar, vou falar sobre os benefícios, se tem algum risco de consumir o kombucha, para que que ele serve, como a gente deve tomar.

Bom gente, antes de começar a falar sobre o kombucha, quero te lembrar: se você é novo por aqui, aproveita e se inscreve no canal, marca o sininho, aqui tem vídeo novo todo dia sobre benefícios de vários alimentos, se engorda, se emagrece, propriedades benéficas para a saúde, você vai adorar.

Voltando para falar do kombucha, que é para isso que estamos aqui, o kombucha é um fermentado feito a partir de chá, e ele é feito a partir de bactérias e leveduras que acaba gerando um produto, que é o kombucha, por si só, que tem inúmeros benefícios, e vou falar um pouquinho desses benefícios para você agora.

Um dos grandes benefícios do kombucha é a desintoxicação que ele pode promover. A bebida ela tem uma alta capacidade de desintoxicar o fígado, diminuir a toxicidade nas células do fígado, teve um estudo que foi feito, que até, que as células que tinham sido expostas a uma lesão oxidativa celular lá no fígado, mantiveram sua fisiologia normal quando tiveram em contato com o kombucha.

Então ele age como um grande protetor hepático, e ajuda a fortalecer o seu fígado. Outro grande benefício é a quantidade de energia que ele dá para você porque, uma das coisas que se forma também no kombucha é o ferro, e o ferro é um componente essencial para você produzir as hemácias, que vão carregar o oxigênio e dar mais disposição, mais energia para você.

Por isso, o kombucha pode te ajudar também a ter mais energia. Ele também dá um grande reforço para o seu sistema imunológico, porque ele tem vários antioxidantes e vitamina C. Os dois agem trabalhando muito, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças degenerativas, envelhecimento precoce, por isso o kombucha dá um reforço para a sua saúde de uma maneira geral.

O kombucha também ajuda a melhorar a qualidade da saúde das articulações. Ele aumenta que você tenha uma produção maior de líquido sinovial, que é aquele líquido que fica entre as articulações,
conferindo mais conforto, que você consiga fazer uma mobilidade maior, melhor das suas articulações. Por isso, se você tem algum problema articular, o kombucha pode te ajudar.

Bom, já têm alguns estudos que fazem uma certa correlação entre o consumo de kombucha e perda de peso. Mas, os mecanismos para que isso acontece ainda não estão elucidados, precisam de mais estudos para serem feitos.

De qualquer forma, como ele faz bem para a saúde, se você busca perder peso, você pode tomar, mas não tendo a certeza de que isso de fato vai ajudar, a gente ainda está na expectativa. Bom gente, nesse vídeo especificamente eu não vou ensinar como fazer o kombucha, porque quem tem kombucha sabe que o processo é super, trabalhoso, e super meticuloso. Você vai ter que ter um pote de vidro especial, você tem que tirar anel, tem que esterilizar tudo, realmente você tem que ter muito cuidado preparando o kombucha.

O kombucha é uma, é como se fosse, parece um pouquinho assim visualmente uma água-viva grandinha, assim redonda, que aí você vai botar numa infusão de chá, normalmente chá preto com açúcar, e você já bota um pouco do chá fermentado, que sobrou da outra fermentação. E aí você deixa fermentando, pode deixar até 14 dias fermentando.

Vai formar um outro microrganismo desse, bem similar embaixo, normalmente, você tem que descolar os dois, enfim, é complexo, não estou com a pretensão de explicar isso aqui para vocês porque, inclusive, tem um certo perigo de você fazer errado o kombucha.

O kombucha não é só alegria, o FDA, que é a agência reguladora americana de alimentação e medicação, atesta que podem ter algumas infecções que podem ocorrer durante o processo do kombucha, ele pode ser infectado por alguns micro-organismos.

Dentre vários microrganismos que podem contaminar o teu kombucha, um deles pode ser o aspergillus, que pode causar uma infecção séria no pulmão, e o outro a cândida, que causa a candidíase e que para algumas pessoas é um suplício na vida, depois que a pessoa tem candidíase, é difícil de parar, né, a infecção. Na verdade, o reaparecimento da doença então, cuidado.

Se você optar por fazer o kombucha em casa, eu sugiro que você estude, busque, converse com outras pessoas que têm, se inteire disso direitinho para você poder fazer uma boa amostra, e uma amostra segura.

Porque eu quero que você tenha saúde e tenha todos os benefícios, não que você arrume um problema pior para você. Existem alguns kombuchas que são vendidos já artificialmente. No Brasil, bem menos, acho que é bem difícil de encontrar.

Mas, em outros países tem alguns kombuchas que são vendidos, alguns são pasteurizados, e aí parte dos benefícios são perdidos também. Então tem que ver certinho, realmente, se também os industrializados valem a pena ser consumidos. É bem importante falar para você que algumas pessoas têm sensibilidade ao kombucha.

Por isso, se você for começar a tomar, começa tomando 1 colher de sopa, vai aumentando um pouquinho a quantidade por dia, até chegar na dose que você determinar para você como ideal, e lembra sempre que não é porque você busca o efeito benéfico de um alimento ou um suplemento, um chá, algum fermentado, que você vai se entupir daquilo o dia inteiro.

Tem uma quantidade específica para você tomar, de tudo no seu dia a dia, E, até coisas boas, que a gente toma em excesso, podem fazer mal para a gente. O excesso, a quantidade muito grande de ingestão de kombucha pode estar relacionado a algumas reações para o nosso organismo, que são muito desinteressantes.

Então, sempre o que eu falo: o caminho do meio. Toma um pouquinho de kombucha por dia, vê como o seu organismo se comporta, vê se ele fica bom para você também. E você, já conhecia o kombucha? Faz uso? Quanto que você bebe por dia? Quais são os benefícios que você viu associados com o começo do consumo do kombucha? Conta para mim aqui nos comentários.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Kombuchá Descomplicado

Comentários

Comentários