Ansiedade é Considerada uma Doença

Tempo de leitura: 11 minutos

Se você quer saber quando que a ansiedade começa a ser um problema, uma doença. Vamos falar sobre isso hoje. Meu nome é dr Willian Rezende do Carmo, sou médico neurologista.

A ansiedade é um sintoma extremamente comum: todas as pessoas apresentam a ansiedade em níveis diferentes. A ansiedade passa a ser considerada um problema ou uma doença quando ocorre de forma desproporcional, ou ocorre nos momentos errados ou em ocasiões desnecessárias.

Entretanto, a ansiedade pode se tornar grave e perigosa, causando o que chamamos de Transtorno de ansiedade, esta causa crises de ansiedade, que às vezes ou quase sempre, não possuem motivo.

A ansiedade precisa ser tratada, pois pode atrapalhar de forma significativa a vida dos pacientes, privando-os de muitas situações cotidianas. Neste vídeo, vamos explorar este tema e explicar quando a Ansiedade é Considerada uma Doença, e como reconhecer isso.

Tipos de ansiedade

A ansiedade é algo extremamente comum. Todas as pessoas têm ansiedade. A ansiedade é algo que fez o ser humano dar certo porque é importante que as pessoas tenham ansiedade, que é uma pré ativação do corpo e dos pensamentos para alguma reação que ele sabe que vai ter um problema.

Se a pessoa já sabe que está vindo um leão pra cima dela ela tem que ter uma certa ansiedade para ter uma reação, seja para lutar para fugir, fazer qualquer coisa e ansiedade é problema e é doença. Primeiro, quando ela está desproporcional ou está fora de local.

A ansiedade é por definição também quando a pessoa tem essa antecipação fora de local, fora de hora e fora de proporção.

Exemplo: se a pessoa tem a ansiedade sem ter leão ela tem uma ansiedade antecipatória. Se a pessoa está tendo a ansiedade muito antes do leão chegar lá longe, muito antes ela viu que o leão esta lá na jaula, é uma ansiedade fora do local. Tem a causa mas está desproporcional. Então está fora do local.

Ou se a ansiedade em que o leão está vindo, o leão e a pessoa está vindo e ansiedade foi tão grande, tão grande, tão grande que a pessoa fica paralisada, não conseguiu fazer nada por conta da ansiedade e aí isso também é um problema. A pessoa acaba não sendo útil pra ela.

E se ela tem ansiedade muito abaixo, está vindo o leão e a pessoa está sem reagir também está errado. A pessoa tem que ter um x tanto do correto de ansiedade que deva ser feito para que as coisas andem para que a pessoa aja e reaja corretamente para aquele momento, para aquela situação.

Tudo que vem fora de hora ou fora de proporção é um problema. É um sentimento que não está adequado para pessoa e só que não é fácil às vezes compreender isso, ter o entendimento de que está fora de local.

Por exemplo, é normal ter uma boa ansiedade. É normal se a pessoa vai ter uma prova ter uma certa ansiedade. É normal se a pessoa vai ter uma viagem ter uma ansiedade boa porque ela anseia aquela viagem.

Se ela tem a ansiedade em certos momentos, na dose correta ela  é normal e é necessária para o funcionamento do ser humano.

Mas como que a pessoa reconhece que ela está tendo uma ansiedade, que ela começou a virar doença, está desproporcional, está fora do local, não sendo compatível com o momento com a hora e com a dosagem do tanto de ansiedade que tem que ser?

Através de leituras de sintomas físicos, psíquicos, sociais e cognitivos que a pessoa pode ter.

A ansiedade como doença afeta não só um aspecto do ser humano. Afeta aspectos físicos, afeta aspectos psíquicos, afeta aspectos sociais e até mesmo cognitivos que é o funcionamento da mente.

Vamos detalhar cada um deles. Exemplo: para sintomas físicos a pessoa que tem muita ansiedade deixa de ser normal e começa a ser doença quando a pessoa começa por exemplo roer unhas, bater as pernas, ficar inquieto o tempo todo, ter taquicardias, ter palpitações e gastrites o tempo, todo ter refluxo o tempo, todo ter
intestino preso o tempo todo ou ter intestino solto o tempo todo com uma frequência de evacuação muito grande, ter sudorese desproporcionais.

A pessoa vai ficar à frente a alguma coisa, em frente a uma pessoa, em frente de um negócio e transpira tudo, axila, perna, pé, rosto.

A pessoa fica muito vermelha o tempo todo, vai enfrentar
alguma situação, seja uma pessoa ou um negócio, ela fica toda vermelha.

A pessoa começa a ter formigamentos inexplicados que vão e vêm muito rápido de acordo com as situações de stress da pessoa, começa a ter tremores, a tremer em frente às situações.

Também começa a ficar tensa a musculatura cervical, pescoço e a mandíbula fica muito tensa o tempo todo.

Isso também são sintomas de ansiedade. A pessoa começa a ter bruxismo ou trismo, seja acordada ou dormindo travando a boca o tempo todo são também sintomas de ansiedade.

Pessoas que têm pernas inquietas à noite e na hora que vai dormir, tem que ficar mexendo a perna durante o sono, fica mexendo a perna toda também são sintomas físicos de ansiedade.

A pessoa começa a ter fadiga o tempo todo, sem energia, está fadigada, não tem mais energia pra nada. Isso também são sintomas de ansiedade.

As pessoas têm dificuldades para iniciar o sono ou que ficam acordando durante a noite que tem sim dificuldade para manter o sono. isso também são sintomas de ansiedade.

A pessoa também pode ter sintomas psíquicos ou mentais relacionados à ansiedade. Excessiva preocupação: a pessoa tem problema mesmo mas fica toda hora preocupado com aquilo toda hora. Toda hora muito preocupada com uma preocupação muito desproporcional ao problema ou que uma preocupação chega a impedir a pessoa
de fazer as coisas do seu dia a dia.

A pessoa fica tendo ruminação de pensamento, fica pensando várias vezes a mesma coisa. Isso vem de ruminantes que é o boizinho boi come, aí ele engole, aí depois ele volta para boca, mastiga, mastiga mastiga, engole, depois ele pega volta, mastiga, mastiga, mastiga, depois engole. Isso é de ruminação. A pessoa não digere as coisas, ela fica o tempo todo pensando a mesma coisa.

Também quando a pessoa tem pensamentos obsessivos. A pessoa fica obcecada com limpeza. Quer limpar, limpar, quer que esteja tudo limpo porque está obcecada com limpeza, obcecada com perfeccionismo.

Isto tudo são facetas também da ansiedade quando a pessoa começa a ter pensamentos repetitivos. A pessoa começa a ter o mesmo pensamento na cabeça o tempo todo.

A pessoa fica pensando que vai dar errado, que tem certeza que vai dar errado, fica vindo o pensamento na cabeça da pessoa o tempo todo o tempo, todos os mesmos pensamentos repetitivos.

Também são facetas da ansiedade pessoa que está irritada. Que
está irritadiço. Qualquer coisa ou assustada, isso também são sintomas de que a ansiedade não está normal.

Se a pessoa está com dificuldade de controlar os seus pensamentos também é uma característica de ansiedade.

Se a pessoa está indo ela sabe que tem que pensar que tem mudar o foco e pensar em tal coisa mas a cabeça ta indo e indo e indo.

Mesma coisa as emoções, se a pessoa vem e tem alguma coisa qualquer coisa a pessoa está chorando qualquer coisa a pessoa está ficando irritadiça e explosiva e isso também é sinal de que está fora do normal.

Se a pessoa tem manias e isso pode passar muito desapercebido. A pessoa pode ter manias e isso também são facetas da ansiedade.
a pessoa começa a colecionar coisa, a pessoa começa a rever e ficar se trancou a porta, se desligou desligou a chave, se trancou ou não trancou o carro, se a pessoa tem que começar a organizar tudo, deixar tudo certinho, a pessoa começa a comprar uma coisinha, compra outra compra e começa a ter manias, começa a ter muitas
manias e isso também é um sintoma da ansiedade que está fora do normal.

Se a pessoa começa a ter também umas repetitivas ações ou impulsos, a pessoa começa a ser impulsiva tem tal coisa pela e quando viu já foi e já fez e já tomou a atitude impulsiva antes mesmo de pensar a pessoa já tomou atitudes por impulso, isso são características das pessoas ansiosas.

Facetas sociais

Também tem facetas sociais. A ansiedade pode afetar um aspecto social.

Fundamentalmente a ansiedade é uma doença quando ela afeta o dia a dia da pessoa. Só que muitas vezes não é fácil a pessoa reconhecer e admitir que isso é um problema. Escreva nos comentários e nos diga como é sua ansiedade, como você lida com a sua ansiedade, como você percebe a sua ansiedade.

Por exemplo, a pessoa que tem começa a ter problemas sociais, qual que é a questão social que a pessoa começa a evitar coisas e locais começa a evitar locais cheios, começa a evitar locais fechados, começa a evitar locais vazios e abertos demais.

Começa a evitar conhecer pessoas novas e começa a lidar com situações novas começa a evitar transportes públicos e evitar locais que têm aglomerações de pessoas como reuniões igrejas ou shows começa a ficar também incomodado de ficar sozinho em casa e isso tudo são questões sociais que a ansiedade traz pra pessoa e também pode dar sintomas cognitivos para a pessoa.

A cognição é a capacidade do cérebro de funcionar, resolver problemas, lidar com informações no dia a dia. A pessoa fica desatenta a pessoa fica com dificuldade para ter uma concentração numa tarefa, a pessoa tem dificuldade para fazer uma leitura de um texto, começa a ler e já quer terminar, já quer ir para o outro para o final e não lembra o que leu no início.

A pessoa tem dificuldade de memória, não lembra o que que viu que faz ou o que falou, o que outra pessoa pediu. Ela começa a ter problemas de pensar demais e não ter nenhum pensamento ou uma ação que leve a algo concreto.

Ela pode ter problemas de ficar antecipando demais as coisas e pular já direto para a conclusão. A pessoal está aqui em vez de desenvolver desenvolver e chegar ela fica querendo pular aqui pra conclusão e erra, fica tão ansiosa e erra o raciocínio por querer acelerar tanto o processo.

Ela pode também não conseguir terminar tarefas, ela fica tão ansiosa que vêem um negócio e da outra e tem tarefa abcd a pessoa já se perdeu lá na b e foi tudo embora e isso compromete muito o dia a dia das pessoas e afeta as pessoas o fundamental é que é possível tratar e ter um dia a dia melhor.

Se você conhece um ansioso, está comendo unha e não para quieta, parece que está na panelinha de pressão, manda este artigo pra pessoa ver se ela entende começa a enxergar que essa ansiedade está afetando a pessoa e compartilhe. Vai que ajuda ela vai que ajude outras pessoas faça ela ter uma iniciativa de buscar alguma ajuda ou tratamento e compartilhe pois conhecimento quanto mais compartilhado melhor para todos.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Como Controlar a Ansiedade de Forma Natural – Clique Aqui

Comentários

Comentários