Como prevenir diabetes

Tempo de leitura: 5 minutos

  1. Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
  2. Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
  3. Parar de fumar.
  4. Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).
  5. Manter o peso controlado.

Saber como prevenir a diabetes inclui a adoção de um estilo de vida saudável com mudanças na alimentação, combate ao sedentarismo e boas noites de sono.

Pessoas que desejam ter uma vida longa e saudável precisam saber como prevenir a diabetes. Embora essa doença tenha um forte componente genético e não possa ser totalmente evitada, o estilo de vida funciona como um gatilho para o seu desenvolvimento.

Essa é uma doença crônica e sem cura que ocorre quando há um excesso de açúcar (glicose) no sangue, ou seja, uma elevação na glicemia. Isso acontece porque as células do pâncreas não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou porque o organismo não consegue utilizar esse hormônio da forma correta (diabetes tipo 2).

A diabetes tipo 1 surge na infância ou na adolescência e tem origem familiar, não podendo ser prevenida. A diabetes tipo 2, por sua vez, corresponde a mais de 90% dos casos e atinge principalmente pessoas acima dos 45 anos. Ela também apresenta influência genética, mas seu desenvolvimento está intimamente relacionado a fatores como sobrepeso, sedentarismo e alimentação inadequada.

A doença – Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas…

Vejam o vídeo e inscrevam-se no canal

Dessa forma, existem algumas medidas que podem ser adotadas para a prevenção dessa doença, seja reduzindo o risco da diabetes em si ou a velocidade com a qual ela se desenvolve. Veja como fazer isso:

1. Reduzir o açúcar na alimentação

O consumo de alimentos ricos em açúcar, como balas, biscoitos, refrigerantes e doces em geral, aumenta a taxa de glicose no sangue e, em consequência, demanda uma maior produção de insulina, o que pode sobrecarregar o pâncreas.

Quando esse mecanismo se torna regra, pode ocorrer o pré-diabetes. Embora esse quadro ainda seja reversível, estima-se que metade das pessoas com essa condição desenvolve o diabetes propriamente dito.

Por isso, é importante reservar os doces para ocasiões especiais e dar preferência a produtos zero açúcar, que não recebem doses extras dessa substância.

É necessária uma campanha, uma maior conscientização?

O diabetes é uma doença silenciosa,  só vai produzir algum sintoma quando a glicose estiver muito alta, acima de 180 ou 200 constantemente  por anos e não têm nenhum sintoma.

Quem deve se preocupar para ir anualmente ou a cada dois anos fazer um exame de sangue na ponta do dedo para saber se tem risco de diabetes são:

  • Os indivíduos acima de 45 anos que tenham gordura, principalmente abdominal;
  • Sedentários;
  • Hipertensos;
  • Mulheres que tiveram filhos com diabetes (diabetes gestacional e filhos acima de 4 quilos);
  • Indivíduos mais velhos.

Quais as consequências de quem tem a doença e não se cuida?

As mais conhecidas são:

  • Cegueira – o diabetes é a maior causa de cegueira do mundo;
  • Amputações das pernas e dos pés – o que chamamos de pé diabético, que são lesões nos vasos, nos nervos e nos ossos;
  • Doença renal crônica – o diabetes é a maior responsável por levar as pessoas para diálise no mundo e a maior causa de infarto e derrame no mundo – o diabetes aumenta de duas a quatro vezes o risco de ter um infarto e um derrame.

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controlo da doença e para uma maior qualidade de vida.

A prevenção passa por alguns pontos-chave, fundamentais para ter uma vida mais saudável:

  • Entender a Diabetes
  • Adotar uma Vida Saudável:
    • uma alimentação equilibrada
    • praticar exercício físico regularmente
  • Controlar a Diabetes:
    • monitorizando periodicamente os níveis de glicemia no sangue
    • tomando a medicação quando prescrita pelo médico

Afaste o sedentarismo

Grupo fazendo bicicleta na academia - Foto Getty Images
Grupo fazendo bicicleta na academia – Foto Getty Images

De acordo com o endocrinologista Balduíno Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, exercícios também são fundamentais para ficar longe do diabetes tipo 2. Mas fique tranquilo. Ninguém precisa fazer uma grande mudança na rotina para atender a esse quesito. “Cerca de 30 minutos de caminhada diariamente já é o bastante para afastar o risco de desenvolver a doença”, aponta o especialista. Se possível, entretanto, associe exercícios aeróbicos com atividades que exigem força muscular para queimar calorias e definir o corpo.

Controle o peso

Família se pesando na balança - Foto Getty Images
Família se pesando na balança – Foto Getty Images

“O excesso de peso faz com que os tecidos do organismo não consigam captar glicose, apesar da ação da insulina”, afirma o endocrinologista Fádlo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 80% dos portadores de diabetes tipo 2 tem sobrepeso ou são obesos. O especialista explica que a insulina é um hormônio que tem como principal função abrir uma porta de entrada nos tecidos para a absorção da glicose. Por esse motivo, a cirurgia bariátrica se tornou uma boa opção para quem sofre de obesidade e diabetes. Afinal, por meio dela há redução brusca do peso e, consequentemente, melhor captação de glicose.

Recomendado Para Você

Como DOMINAR o Diabetes em 3 Semanas ou Menos Com um Método Raro e Simples, Porém Cientificamente Comprovado e 100% Natural.

E Como Reduzir em Até 82% os Medicamentos do DIABETES TIPO 1

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *